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Golpe do pente-fino ameaça tirar dados e grana de aposentados

Fonte: Agora SP
 
Instituto faz alerta para aposentado não fornecer dados pessoais e usar apenas os canais oficiais
 
 
Golpistas têm se aproveitado das convocações que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) faz para tentar roubar dados dos segurados.
 
O instituto emitiu um alerta sobre as tentativas de golpes e informou que as abordagens estão acontecendo por carta, por telefone e até mensagem de celular.
 
Por meio dos pentes-finos, o INSS verifica se os valores pagos estão corretos ou se o segurado ainda se enquadra nas condições exigidas por lei para que os pagamentos sejam mantidos, como acontece com alguns benefícios assistenciais, que dependem de comprovação de renda.
 
Entre agosto e dezembro, por exemplo, o órgão vai reavaliar 170 mil benefícios por incapacidade temporária, por meio do pente-fino que convoca os segurados para passar por nova perícia.
 
Revisão da aposentadoria do INSS
 
Além de orientar que o contato seja feito só pelos canais oficiais de comunicação (site Meu INSS, aplicativo Meu INSS ou o telefone 135), o instituto recomenda que os segurados atualizem seus dados cadastrais.
 
Outra dica para ajudar a combater os criminosos é denunciar as tentativas de golpe para a ouvidoria, pelo telefone 135. Se não deu para evitar o golpe, o segurado precisa fazer um boletim de ocorrência, avisar o INSS e também o banco, se for o caso.
 
"Para evitar os golpes nessas convocações em massa, o segurado deve prestar muita atenção e nunca fornecer dados ou cópias de documentos por email ou telefone”, diz a advogada Gisele Kravchychyn.
 
Desde 2019, o INSS manda cartas convocando os segurados que recebem os benefícios assistenciais do BPC (Benefício de Prestação Continuada) no valor de um salário mínimo.
 
Outros golpes
 
Há a estratégia de usar como pretexto a revisão judicial do benefício para tentar tirar dinheiro dos aposentados e pensionistas. Neste caso, eles identificam os segurados e fazem a proposta da revisão cobrando taxas mensais.
 
“Muitas vezes, o segurado nem tem direito à revisão, mas é convencido a entrar com o pedido e fica preso ao pagamento de parcelas que não resultam em nada lá na frente”, disse o advogado Roberto de Carvalho Santos, presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários, Trabalhistas e Tributários).
 
Outro jeito encontrado para tirar dinheiro dos aposentados é descobrindo quais ações já foram julgadas. Então eles tentam ludibriar o segurado com promessas para agilizar o pagamento.
 
“É provável que eles usem até robôs para hackear os sistemas e conseguir os contatos dos aposentados. Por isso, é importante que os órgãos do governo deem atenção à Lei Geral de Proteção de Dados e aumentem a segurança dos sistemas contra vazamentos”, disse Santos.
 
Uma dica é sempre desconfiar de ofertas que surgem do nada e com garantia de vitória certa. “Geralmente, as revisões sobre tempo de contribuição e erro nos salários de contribuições só valem para quem teve o benefício concedido há menos de dez anos”, disse a advogada Adriane Bramante.
 
Um indício de irregularidade é quando o escritório de advocacia, ou suposto escritório, entra em contato com o aposentado.
 
“A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) proíbe que o advogado faça contato com alguém que não é seu cliente”, disse a advogada Gisele Kravchychyn. “O principal cuidado é o próprio aposentado consultar no site da OAB para saber se aquele advogado está com a inscrição em dia e apto para exercer a advocacia”, disse Santos.
 
Mesmo quando o aposentado for atrás de um advogado é bom ficar de olho para não cair nas mãos de um golpista. “O principal cuidado é o próprio aposentado consultar no site da OAB para saber se aquele advogado está com a inscrição em dia e apto para exercer a advocacia”, disse Santos.
 
FIQUE DE OLHO| NÃO FORNEÇA SEUS DADOS
 
• O INSS fez um alerta aos segurados para o risco do golpe dos pentes-finos
 
• Criminosos usam as convocações que o INSS faz para reanalisar benefícios dos segurados e também decisões jurídicas para tentar tirar dinheiro e dados das pessoas
 
O que está acontecendo
 
• Por carta, email, telefonema ou mensagem de celular, os aposentados do INSS estão sendo abordados por golpistas que se aproveitam das convocações que o INSS faz para verificar benefícios
 
• No golpe, eles podem tentar tirar dinheiro do aposentado cobrando taxas e tarifas que não existem, por exemplo, ou conseguir informações e documentos para fazer empréstimos, fazer compras ou abrir contas-fantasmas em nome da vítima
 
Como os bandidos localizam os aposentados
 
• Os golpistas podem conseguir o contato do aposentado por meio de bancos de dados, relatórios de internet, sites falsos e também por dados vazados do governo
 
• Muitas vezes, o golpista nem sabe que a vítima é mesmo aposentada, mas conta com a ingenuidade dela para conseguir os dados
 
AS CONVOCAÇÕES QUE O INSS TEM ATUALMENTE
 
1) Pente-fino de auxílio por incapacidade temporária
 
• É a revisão dos antigos benefícios de auxílio-doença do INSS
 
• Após a reavaliação, o INSS poderá cortar o benefício
 
• Quem está há mais de seis meses sem passar pela perícia médica e que não tem uma data de corte estipulada para o benefício pode ser convocado pelo INSS para reavaliação da incapacidade, por meio de nova perícia médica
 
Como está
 
• O INSS deve revisar cerca de 170 mil benefícios entre agosto e dezembro
 
• O segurado que receber a notificação deverá solicitar, em até 30 dias após a convocação, o agendamento da perícia médica revisional no site do INSS no botão “Agende sua Perícia Médica” ou pela Central 135
 
2) Revisão do BPC (Benefício de Prestação Continuada)
 
• São os benefícios assistenciais que o INSS está revisando para descobrir se os critérios de pagamento, para pessoas de baixa renda, estão sendo respeitados
 
• Em caso de renda incompatível com o BPC, inicia-se um processo de averiguação com o segurado, que terá prazo para defesa
 
• Essa convocação é por carta oficial do INSS ou pelo “Diário Oficial da União"
 
3) Pente-fino ou revisão administrativa
 
• Quando há suspeita de erro na concessão, o INSS está notificando os beneficiários apenas por carta enviada para o endereço cadastrado nos sistemas
 
• Se a pessoa não for localizada, a notificação ocorre por publicação no “Diário Oficial da União"
 
• O INSS costuma pedir documentos relacionados à concessão do benefício e esse pente-fino mira benefícios que podem ter falhas cadastrais
 
• O órgão já chegou a pedir para viúvos informarem documentos pessoais do aposentado que morreu e gerou o direito à pensão por morte
 
O QUE PODE ACONTECER NESSAS CONVOCAÇÕES DO INSS?
 
Como o INSS está verificando possíveis irregularidades ou falhas na concessão, o benefício pode ser cortado ou ter o valor reduzido
 
Se for convocado e não comparecer no INSS, o benefício será bloqueado
 
DICAS DO INSS PARA NÃO SER ENGANADO
 
OS CANAIS OFICIAIS DE ATENDIMENTO DO INSS SÃO
 
• Na internet (site ou aplicativo) Meu INSS
 
• No primeiro acesso é preciso cadastrar uma senha
 
• Central telefônica 135
 
COMO MANDAR DOCUMENTOS E CONFIRMAR INFORMAÇÕES COM O INSS
 
• O segurado deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS, 135 ou agência da Previdência (com agendamento)
 
• É bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações
 
• Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat
 
ATUALIZAÇÃO CADASTRAL
 
Mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, email e endereço Isso deve ser feito apenas pelo Meu INSS ou pelo telefone 135
 
NÃO FORNEÇA SEUS DADOS
 
• Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação
 
• Desligue a ligação, bloqueie o contato e entre em contato com os canais oficiais do INSS
 
• O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos
 
VERIFIQUE A ORIGEM DO SMS
 
• O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41
 
• O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS (mensagem de texto de celular)
 
SAIBA COMO CHECAR SE O CONTATO É VERDADEIRO
 
Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135
 
Atenção para os prazos para responder às convocações
 
• No pente-fino administrativo, por exemplo, o prazo para agendar a entrega dos documentos solicitados pelo órgão, pelo 135 ou pelo Meu INSS, é de até 60 dias
 
• O INSS, porém, diz que que pode indeferir o pedido se não houver resposta em até 30 dias
 
O que fazer se descobrir uma tentativa de golpe?
 
Denuncie tentativas de golpes à Ouvidoria pela internet, em https://falabr.cgu.gov.br/, ou pelo telefone 135
 
E se cair no golpe?
 
Registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso)
 
OUTROS GOLPES QUE TAMBÉM ENVOLVEM APOSENTADOS DO INSS
 
Ação na Justiça
 
• Os segurados que entraram com ação na Justiça pedindo alguma revisão de benefício devem ficar atentos com contatos suspeitos, que prometem agilizar a tramitação
 
• Quem já ganhou a ação e está esperando o pagamento dos atrasados deve tomar cuidado com propostas estranhas para fazer cadastros ou informar a conta de crédito do valor
 
• Em caso de mensagens por email, não clique em nenhum link
 
Revisão nova e milagrosa
 
• Tome cuidado com propostas de revisão que já foram descartadas pela Justiça, propostas deste tipo podem ser uma isca para roubar dados dos segurados.
 
• Consulte antes o histórico de informações sobre essa revisão e veja bem se é o seu caso
 
Dicas dos advogados sobre as revisões judiciais
 
• Geralmente, as revisões sobre tempo de contribuição e erro nos salários de contribuição só valem para quem está aposentado há menos de dez anos
 
• Não aceite contato de escritórios ou advogados que o aposentado não tenha contratado antes; a OAB não permite contato dos advogados para quem não é seu cliente
 
Fontes: INSS e advogados Adriane Bramante, Gisele Kravchychyn e Roberto de Carvalho Santos/
 

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