Notícias
SINDAPORT parabeniza todos os portuários
Fonte: AssCom Sindaport
Nesta quarta-feira, 28 de janeiro, comemora-se o Dia do Portuario. A data é festejada em alusão à abertura dos portos brasileiros ao comércio exterior, em 28 de janeiro de 1808, por conta da assinatura da Carta Régia.
O SINDAPORT parabeniza os trabalhadores portuários de todo o país e, em especial, do Porto de Santos. “O trabalhador portuário pode ser considerado um guerreiro. Mesmo com as mudanças nas legislações portuárias e trabalhistas, o portuário continua de cabeça erguida atuando de sol a sol na movimentação de cargas, na operação dos equipamentos, na administração e na segurança dos portos brasileiros”, afirmou o presidente do SINDAPORT, Everandy Cirino dos Santos.
De acordo com informações da Autoridade Portuária de Santos, Ogmo e Prefeitura de Santos, atuam diretamente ou indiretamente no cais santista cerca de 50 mil trabalhadores de diferentes funções e áreas.
“Muitas mudanças ocorreram no setor portuário nos últimos 30 anos, tais como melhorias na segurança do trabalho, modernização das operações, criação de novos terminais, recordes na movimentação de cargas e novas regras referentes à segurança portuária. Porém, ainda há muito o que melhorar. O trabalhador portuário merece ser respeitado, muitas vezes mudanças nas leis são tratadas por quem só conhece o setor portuário na teoria. Nunca pisou no maior porto do país, não conhece como as operações funcionam na prática. O trabalhador portuário tem que ser ouvido”.
História
O dia do portuário é comemorado anualmente no dia 28 de janeiro.
A origem dessa data é marcada pela Carta Régia assinada nesse mesmo dia pelo rei de Portugal D. João VI em 1808.
Dias antes a família real portuguesa tinha chegado ao Brasil em decorrência da invasão napoleônica.
É a partir desse instrumento que os portos brasileiros são abertos para o comércio exterior, mais especificamente às Nações Amigas. Antes disso, a atividade portuária restringia-se à relação comercial entre Brasil e Portugal.
Essa decisão do rei promoveu o desenvolvimento econômico e fortaleceu o País que, a partir de então, deixava de depender apenas da metrópole. Desta forma, tem início o processo de independência do Brasil.
Comentários (0)
Compartilhe
Voltar





Versão em pdf
