Notícias

Museu do Porto registra recorde de visitantes e se consolida como ponto turístico de destaque em Santos

Fonte: APS
 
Autoridade Portuária de Santos (APS) realiza em janeiro o programa PassaPorto, que dá entradas gratuitas para passeio de catamarã pelo canal de navegação
 
Quem pensa na cidade de Santos logo lembra das praias, jardins e de atrações como o Museu do Café e o Museu Pelé. Recentemente, o Museu do Porto de Santos, reduto da história da cidade, passou a figurar também entre as principais atrações culturais e turísticas de Santos, pulando da posição 48 para o top 10 de lugares mais recomendados no Trip Advisor, um dos principais sites do segmento.
 
Localizado no Macuco, o Museu de apenas 36 anos registrou, na última segunda-feira, 05 de janeiro, recorde de visitantes, com 250 pessoas conhecendo o espaço. Considerando que nem todos os visitantes assinaram o livro de presença, a estimativa é que mais de 300 pessoas passaram pelo museu em um único dia.
 
Um dos atrativos atuais é o programa PassaPorto, que concede vouchers para um passeio extra: uma visita guiada ao canal de navegação, a bordo de um catamarã.  Desde o último dia 5, quem comparece ao Museu entre segunda e quinta-feira ganha convite para a visita ao estuário na sexta-feira da mesma semana.
 
O sucesso de público já fez com que fosse aberto um horário extra nesta semana. Além da saída das 10h, haverá nesta sexta-feira passeio também às 15h; ainda há entradas para o passeio da tarde, e os ingressos podem ser retirados nesta quinta-feira (08). É importante destacar que:
 
• Os ingressos são limitados, sujeitos à disponibilidade;
 
• A distribuição será feita por ordem de chegada, podendo ser retirado até um ingresso por pessoa;
 
• O horário da saída estará indicado no bilhete;
 
• Para retirar o ingresso, é obrigatório participar da visita guiada ao Museu do Porto de Santos, que é gratuita.
 
Haverá passeios até a última sexta-feira de janeiro (30/01). O ponto de partida é a Ponte de Inspeção Naval (PIN), na Ponta da Praia. Menores podem participar, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis.
 
O programa PassaPorto integra o projeto “De férias no Porto de Santos”, que começou em dezembro e reúne arte, história e experiências culturais para toda a família, buscando aproximar a comunidade do Museu. Todas as atividades são gratuitas e convidam o público a conhecer o universo portuário de maneira criativa e acolhedora.
 
Mais visitantes
 
O sucesso de público no Museu do Porto é uma tendência. No ano passado, o  número de visitantes cresceu 58%. Foram registrados ainda os seguintes aumentos:
 
• Crescimento de 135% no número de seguidores no Instagram;
 
• 332% mais comentários no Google sobre o Museu;
 
• Ampliação de avaliações no Trip Advisor em 132%, colocando o Museu entre os 10 espaços turísticos mais recomendados em Santos.
 
Veja outras atrações que estarão disponíveis aos visitantes em janeiro:
 
Exposição Porto & Arte
 
Até o dia 10/01, o Museu do Porto apresenta os desenhos do concurso promovido pelo Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), no qual filhos de colaboradores imaginaram como seria o “Porto do Futuro”. No total, 29 desenhos podem ser apreciados.
 
Os trabalhos revelam a visão das crianças sobre inovação, tecnologia e sustentabilidade aplicadas ao maior porto da América Latina. A mostra conta ainda com um espaço interativo, onde os pequenos visitantes poderão desenhar suas próprias ideias para o Porto e expô-las em um varal criativo.
 
Exposição Hans Staden
 
Entre os dias 15 e 31 de janeiro, o museu terá mostra dedicada aos 500 anos de nascimento de Hans Staden. O autor se aventurou pelo Brasil no século 16 e escreveu o livro “História Verdadeira e Descrição de uma Terra de Selvagens, Nus e Cruéis Comedores de Homens”.
 
Nessa obra, Staden, nascido em 1525 na cidade alemã de Homberg, descreve suas passagens pela terra recém-descoberta. Relata os apuros por quais passou ao ser capturado por integrantes da tribo dos tupinambás enquanto trabalhava como artilheiro de um forte na ilha de Santo Amaro, defronte a Bertioga. Staden foi levado pelos indígenas a bordo de canoas em uma viagem de três dias até a aldeia deles. Ele escapou por pouco dos canibais, e a história tornou-se um clássico, adaptado até mesmo por Monteiro Lobato para a coleção “Sítio do Picapau Amarelo”.
 
Serviço
 
O Museu do Porto, administrado pela Autoridade Portuária de Santos (APS), fica na Avenida Rodrigues Alves, s/nº, (esquina com Rua Conselheiro João Alfredo) – Macuco, Santos-SP. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sábado, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. Para grupos, é necessário agendar pelo e-mail museudoporto@portodesantos.gov.br.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar