Notícias
Guardas portuários são homenageados em sessão solene na Câmara de Santos
Fonte: AssCom Sindaport
Hoje, dia 20 de novembro, é comemorado o Dia do Guarda Portuário de Santos. Para celebrar a data, a Câmara Municipal realizou na segunda-feira, 17 de novembro, uma sessão solene a pedido do vereador, ex-presidente do SINDAPORT e delegado da Federação Nacional dos Portuários, Benedito Furtado (PSB).
Hoje, dia 20 de novembro, é comemorado o Dia do Guarda Portuário de Santos. Para celebrar a data, a Câmara Municipal realizou na segunda-feira, 17 de novembro, uma sessão solene a pedido do vereador, ex-presidente do SINDAPORT e delegado da Federação Nacional dos Portuários, Benedito Furtado (PSB).
A sessão foi presidida pelo presidente do Legislativo santista, Adilson Jr. O superintendente da GPort, Wagner Pinheiro de Almeida, fez parte da mesa e agradeceu ao vereador Benedito Furtado pela propositura, bem como ao ex-vereador Augusto Duarte, autor do projeto que instituiu a data no calendário oficial da cidade. É importante salientar também a atuação do delegado da FNP e guarda portuário, Augusto Cesar da Silva Salles, na atuação eficiente para que a data fosse criada em homenagem à categoria e a sessão solene realizada.
Em seu discurso, Pinheiro ressaltou que ia falar com o coração e enfatizou o trabalho realizado pela guarda portuária e a importância da categoria para o maior porto do país. Um vídeo institucional foi veiculado para apresentar o ofício diário da categoria no Porto de Santos.
Furtado falou sobre o amor à Guarda Portuária, lembrou os tempos da ditadura e de sua ligação com a categoria desde a época em que era funcionário da então Companhia Docas de Santos. Ele enfatizou a importância da categoria para o porto, as frequentes tentativas em extinguir a corporação para a entrada de segurança privada no cais, as mudanças enfrentadas pela categoria na passagem da CDS para Codesp (Companhia Docas de São Paulo) e as novas leis portuárias. O ex-sindicalista também lembrou da atuação do falecido guarda portuário Osnir Neri dos Santos, que foi diretor do SINDAPORT, preso no navio Raul Soares durante a ditadura e que teve os direitos políticos cassados.
Durante a sessão solene foram homenageados guardas portuários que tiveram atuação de destaque neste ano de 2025, bem como companheiros que estão deixando a corporação para a aposentadoria e outros já aposentados. Atualmente, o Porto de Santos conta com 342 guardas portuários.
A Guarda Portuária tem entre suas atribuições o controle de acesso ao porto, a atuação como autoridade de trânsito na poligonal, o patrulhamento marítimo do canal de acesso e da área de fundeio (em apoio à Marinha do Brasil e à Polícia Federal), a prevenção e o combate a incêndios, o credenciamento de empresas, pessoas e veículos que acessam o Porto, o desenvolvimento de ações de inteligência e o policiamento ostensivo do complexo portuário.
Outras datas
Neste 20 de novembro, comemora-se também o dia da Guarda Portuária, por conta da publicação em 1913, no Diário Oficial da União, em que foi criado o primeiro “regulamento para o serviço interno da administração e polícia portuária”.
No entanto, dia 17 de fevereiro também é lembrado como dia da corporação porque em 1893, durante a abertura dos portos, foi dada a denominação de "Polícia Interna do Pôrto", com a criação da guarnição do Porto de Santos durante o governo de Floriano Peixoto, por meio do Decreto nº. 1.286, de 17 de fevereiro de 1893, estabelecendo o "Regulamento da Companhia Docas de Santos", e com ele o policiamento interno do Porto de Santos.
Comentários (0)
Compartilhe
Voltar















Versão em pdf
