Notícias

Porto de Santos quebra recorde em contêineres e cargas

Fonte: BE News
 
Complexo movimenta 3,3 milhões de TEU no acumulado do ano e atinge melhor resultado mensal da série histórica
 
O Porto de Santos (SP) registrou em julho um novo recorde de movimentação de contêineres, alcançando pela segunda vez consecutiva a maior marca mensal de sua história. De acordo com levantamento da Autoridade Portuária de Santos (APS), foram movimentados 534,7 mil TEU (unidade padrão equivalente a um contêiner de 20 pés), volume 8,5% superior ao contabilizado no mesmo mês de 2024.
 
O desempenho também se reflete no acumulado do ano: de janeiro a julho, o total chegou a 3,3 milhões de TEU, crescimento de 7,9% em relação aos sete primeiros meses do ano passado.
 
Para o presidente da APS, Anderson Pomini, o resultado é impulsionado por diferentes fatores, entre eles o aumento das exportações brasileiras diante das novas tarifas aplicadas pelos Estados Unidos, mas também a melhoria contínua na operação do porto. “São 21 meses consecutivos de crescimento, números que deixam clara a resiliência do porto e a importância de iniciativas que estamos desenvolvendo para o aumento de capacidade”, afirma.
 
Segundo Pomini, essas iniciativas incluem a expansão da Poligonal do porto, o aprofundamento do canal de navegação para 16 metros, o leilão do terminal Tecon 10 e a futura construção do túnel Santos-Guarujá, obra considerada fundamental para garantir maior integração logística entre as duas margens.
 
O movimento mais intenso também se refletiu no número de atracações: foram 499 em julho deste ano, frente a 477 no mesmo mês de 2024.
 
Além do avanço no setor de contêineres, o volume total de cargas movimentadas também atingiu marca histórica. O porto registrou em julho 17,4 milhões de toneladas, resultado 6,1% maior que o de julho de 2024, quando foram contabilizadas 16,4 milhões de toneladas. Trata-se do melhor mês da série histórica do complexo portuário.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar