Notícias
Ministros fazem visita técnica ao Porto de Santos e destacam túnel Santos-Guarujá
Fonte: APS
Atividade contou também com assinatura de parceria para dois novos berços na Alemoa
Os ministros de Estado Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Márcio França (Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte), juntamente com o Ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), relator do processo do leilão do túnel Santos-Guarujá, estiveram nesta quinta-feira (21/08) no cais da Marinha, no Porto de Santos.
Acompanhados de outras autoridades e do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, Costa Filho assinou parceria entre a APS e empresas do Porto para construção de dois novos berços públicos de granéis líquidos, participou do lançamento de obras de cais de um terminal privado – que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal – , entregou viatura da Guarda Portuária e falou sobre o túnel Santos-Guarujá. “Uma obra esperada há mais de cem anos e que agora, no governo Lula, será implantada e beneficiará toda a região”, relembrou o ministro.
O presidente da APS, Anderson Pomini, também destacou o túnel Santos-Guarujá: “Esta visita é um momento histórico; a presença dos ministros Costa Filho e Márcio França, junto com o Bruno Dantas, relator no TCU, e empresários do Porto de Santos, mostra a força da comunidade para tornar realidade essa obra”, afirmou Pomini.
A visita marcou também o início da sondagem de início da de derrocamento no estuário, para aprofundamento do canal de navegação para 16 metros. É um investimento de cerca de R$ 17 milhões, que permitirá ao Porto receber navios maiores e ampliar o período de entrada de navios, sem depender da maré alta.
Berços na Alemoa
Na visita, foi assinado um documento que estabelece parceria entre APS e empresas do Porto de Santos para implementar dois novos berços públicos de granéis líquidos na região da Alemoa. O investimento é estimado em cerca de R$ 400 milhões, para ampliação esperada da capacidade em três milhões de toneladas por ano.
Do cais da Marinha, Costa Filho seguiu de barco para o Guarujá, onde entregou 73 casas no conjunto habitacional Parque da Montanha, destinadas a famílias que moravam em condições precárias na margem esquerda do Porto de Santos.



Comentários (0)
Compartilhe
Voltar