Notícias

Número dois do MPor vai deixar a pasta e Costa Filho deve dar solução interna

Fonte: Agência iNFRA
 
A secretária-executiva do MPor (Ministério de Portos e Aeroportos), Mariana Pescatori, deve deixar o cargo entre o fim deste mês e o início de agosto, apurou a Agência iNFRA. Quem assumirá a cadeira é o atual secretário nacional de Aviação da pasta, Tomé Franca. Na SAC (Secretaria Nacional de Aviação), o cotado para ocupar a função é Daniel Longo, atual diretor de Outorgas, Patrimônio e Políticas Regulatórias Aeroportuárias do MPor.
 
A partir desta sexta-feira (18), Tomé Franca passará a exercer o cargo de ministro interino de Portos e Aeroportos, durante a ausência de Silvio Costa Filho até 25 de julho, período no qual Pescatori também deve entrar em férias.
 
A gestão de Costa Filho no MPor começou em setembro de 2023, após Márcio França ocupar o cargo durante o início do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Serão duas baixas na equipe de Costa Filho. Na quarta-feira (16), o secretário-adjunto da secretaria-executiva do MPor, Fábio Lavor, foi dispensado do cargo a pedido.
 
Pescatori assumiu a função de secretária-executiva no fim de 2023. Antes, ela foi por alguns meses a titular da antiga SNPTA (Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários). Um tempo depois da chegada de Costa Filho, a SNPTA foi desmembrada em duas secretarias: a Secretaria Nacional de Portos, comandada por Alex Ávila, e a Secretaria Nacional de Hidrovias, sob responsabilidade de Dino Antunes.
 
Já a SAC foi ocupada por Juliano Noman na gestão de Márcio França. Noman, que era diretor-geral da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), renunciou ao cargo para assumir a SAC. Em abril de 2024, já no MPor sob Costa Filho, houve uma troca e Tomé Franca passou a comandar a área de aviação do ministério. Formado em Direito e natural de Pernambuco, Franca também foi secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado.
 
Pescatori é engenheira civil formada na UnB (Universidade de Brasília) e mestre em Planejamento Estratégico na área de Aviação Civil pela Ecole Nationale de l’Aviation Civile (França). Servidora de carreira da ANAC mas vem trabalhando no setor portuário há mais de uma década.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar