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Tarcísio estuda fazer trem entre SP e Santos e quer leiloar outros dois até 2026

Fonte: Folha de S. Paulo
 
Governador planeja viabilizar transporte ferroviário conectando capital paulista a Sorocaba e São José dos Campos
 
O Governo de São Paulo já tem planos para três novos empreendimentos ferroviários entre a capital paulista e outras cidades.
 
Após o leilão do projeto de São Paulo a Campinas, que ocorrerá nesta quinta-feira (29), a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai estudar a viabilidade de criar trens intercidades para Santos, Sorocaba e São José dos Campos.
 
Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo, diz que parte disso se deve à "paixão" de Tarcísio por ferrovias, o que o faz estar empenhado pessoalmente nos projetos de TICs (Trem Intercidades).
 
"Outro dia ele me disse: 'Benini, aqui não dá para fazer o traçado do TIC Santos?'. Ele veio com um mapa desenhado com o traçado para a gente ver a topografia e entender se funciona. É um cara que pessoalmente está envolvido nesse projeto", afirma.
 
Um trem ligando São Paulo a Santos é considerado de alta complexidade, principalmente pela dificuldade que é ultrapassar a Serra do Mar.
 
Segundo o secretário, Tarcísio encontrou um caminho para o projeto que passaria por Mongaguá.
 
"Ali a inclinação da Serra do Mar é mais propícia. Então a gente desceria por Mongaguá e iria para Santos via a antiga rodovia da Santos-Cajati", diz.
 
Uma das questões que se impõe, contudo, é como ligar as ferrovias a São Paulo. Benini afirma que é possível sair por Parelheiros, pela linha 9-esmeralada. O problema é que não há espaço. "Ainda é um sonho", diz.
 
Se o trem para Santos ainda é incerto, outros dois projetos já começam a ganhar corpo. Recentemente, o Governo de São Paulo contratou um estudo junto ao IFC (International Finance Corporation), braço do Banco Mundial, para viabilizar um TIC ligando São Paulo a Sorocaba.
 
Segundo Benini, já existem "200 traçados" prontos para o projeto, e a ideia agora é entender qual o melhor em termos de custo-benefício.
 
"No começo do ano que vem, a gente vai estar pronto para soltar a audiência pública, que eu acho que não vai ter problema", diz o secretário.
 
Outra questão sobre o projeto de Sorocaba é a decisão de por onde o trem vai chegar a São Paulo. O secretário diz que há espaço para entrar pela linha 8-diamante para chegar até a estação Presidente Altino, mas o objetivo é fazer com que o trem chegue pelo menos até o metrô.
 
"Eu consigo chegar à [estação] Água Branca? Consigo, mas é caro. Consigo chegar à Barra Funda? Não, porque não tenho mais plataforma para mais um trem. Consigo chegar a Pinheiros? Consigo. É mais barato? É, mas vou ter de chegar pela outra margem do rio, não pela linha 9."
 
Por ora, o valor de investimento previsto para o TIC Sorocaba é de R$ 9,5 bilhões. O objetivo é publicar o edital no meio de 2025, para que o leilão ocorra ainda no ano que vem.
 
Benini afirma que o governo também está começando a discutir a contratação do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para fazer os estudos de um trem ligando São Paulo a São José dos Campos.
 
"O governador está pressionando para que a gente tente fazer esse leilão em 2026, mas eu acho que é um leilão para 2027. A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] está começando a estudar um traçado", afirma. "São José dos Campos é um projeto um pouquinho mais difícil que o de Sorocaba."



Governo de São Paulo estuda novas linhas ferroviárias para o Trem Intercidades

Fonte: BE News
 
O Governo de São Paulo estuda implantar mais três projetos de trens intercidades (TIC) no Estado. Após o leilão da linha ligando São Paulo a Campinas, que acontecerá amanhã, dia 29, na B3 (a bolsa de valores paulista), a equipe do governador Tarcísio Gomes de Freitas vai analisar a viabilidade de ferrovias indo da capital até Santos, Sorocaba e São José dos Campos. Os empreendimentos foram destacados por Tarcísio em recente evento.
 
Segundo o secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo, a ideia de expandir a malha dos trens intercidades no Estado partiu do próprio governador, devido a sua “paixão” pelo modal. No caso da linha ligando a Santos, no Litoral Paulista, o desafio é ultrapassar a Serra do Mar. A solução é sair da Capital por Parelheiros (Linha 9-Esmeralda) e descer pela região Sul da Baixada Santista, passando pela cidade de Mongaguá, onde a inclinação da serra é mais suave.
 
Sobre os outros dois projetos, o Governo do Estado já contratou um estudo ao International Finance Corporation (do Banco Mundial) para analisar a linha até Sorocaba, especialmente a viabilidade das opções de traçados apresentadas. Uma audiência pública para discutir o empreendimento, que pode chegar a custar R$ 9,5 bilhões, deve ocorrer no próximo ano. A ideia é publicar o edital em 2025 e realizar o leilão de concessão logo depois.
 
Já a linha São Paulo-São José dos Campos deve ser avaliada com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A proposta é que o leilão desse TIC entre 2026 e 2027.
 
O Trem Intercidades Eixo Norte, que ligará a capital até Campinas e irá para leilão nessa quinta-feira, deve transportar quase 550 mil pessoas por dia no primeiro ano de operação. A expectativa do Governo de SP é de investimentos de R$ 13,5 bilhões.
 

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