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Maior navio no Brasil fez história no Porto de Santos
Fonte: A Tribuna On-line
Porta-contêineres MSC Natasha XIII, de 366 metros de comprimento e 48,2 de largura, atracou na quinta-feira (1º) na BTP
Maior embarcação a navegar pela costa brasileira, o MSC Natasha XIII, de bandeira liberiana, escreveu um novo capítulo na história do Porto de Santos, consolidando uma nova era: a das escalas de navios da classe New Panamax. Com 366 metros de comprimento por 48,2 metros de largura e capacidade para 14,4 mil TEU (contêiner padrão de 20 pés), ele encheu os olhos de quem o viu atravessar as águas santistas, na Ponta da Praia, atracando em segurança no cais da Brasil Terminal Portuário (BTP), na Margem Direita. O MSC Natasha XIII zarpou na manhã da sexta-feira (2) com destino à Ásia.
A entrada do porta-contêineres ocorreu por volta das 10 horas. Um prático embarcou no navio na área de fundeio para manobrar o gigante pelo canal do Porto até o berço da BTP. A operação foi concluída por volta de meio-dia, após o bem-sucedido giro e amarração da embarcação. Em seguida, operadores de dois rebocadores de apoio realizaram a tradicional saudação à chegada do novo navio, buzinando e girando em 360° no mar.
Para ter uma ideia do tamanho, o navio mede, em comprimento, quase dez vezes mais que o monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros de altura, o que equivale a um edifício de 13 andares.
O diretor de Operações da BTP, Ricardo Trotti, afirmou que o terminal estava pronto para receber um navio de 366 metros. “Nos preparamos para isso nos últimos dois anos”. Ele disse ainda que aproximadamente três mil contêineres foram operados entre embarque e desembarque durante a estadia da embarcação.
Capitão dos Portos de São Paulo, Marcus André de Souza e Silva ressaltou que a atracação segura do navio coroa uma série de esforços que foram iniciados em 2016. “Que envolveram a Autoridade Portuária, a Praticagem de Santos, o terminal de contêineres, a própria empresa de navegação e a Marinha do Brasil, como Autoridade Marítima, que tem grande preocupação com a garantia da segurança da navegação”.
Ele lembrou que foram feitos estudos no tanque de provas da Universidade de São Paulo (USP) e levantamentos hidrográficos de todo o canal. “Para garantir que as manobras seriam feitas com segurança, que o calado do navio fosse adequado a essa operação, e isso foi seguido de uma certificação e de uma autorização”.
Silva salientou que o sucesso da operação “coloca o Brasil no patamar dos portos mais importantes do mundo.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, declarou que “o Porto de Santos comprova que está entre os melhores do mundo e que o Governo Federal está empenhado em melhorar a infraestrutura com obras importantes, como a dragagem de aprofundamento e manutenção”.
A armadora informou, em nota, que “com esta escala histórica, a MSC reitera o compromisso em ofertar capacidade de transporte para impulsionar o crescimento do comércio exterior brasileiro, apoiando o desenvolvimento da logística nacional com sustentabilidade econômica e eficiência energética”.
Superou
Antes do MSC Natasha XIII, o maior navio a atracar no Porto de Santos tinha sido o porta-contêineres CMA CGM Vela, em outubro de 2022. O Vela tem 347 metros de comprimento por 45,2 metros de largura e capacidade total para 11 mil TEU.
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