Notícias
Não é só sobre política
Fonte: A Tribuna On-line - Editorial
Lula e Tarcísio protagonizam encontro que reflete o necessário espírito de um país republicano e democrático
Não são muitos os episódios recentes da política brasileira em que governos de esferas e partidos diferentes se unem para construir um bem comum, seja ele uma obra, uma política pública ou o combate a algo que aflige a todos, independentemente de fronteiras geográficas. Importante lembrar que nem mesmo o combate à pandemia, capítulo que permanece fresco na memória do brasileiro, teve a coesão tão necessária entre os governos Federal e do Estado, sintonia essa que poderia ter abreviado o sofrimento de tantas famílias e poupado da morte milhares de brasileiros.
O dia 2 de fevereiro de 2024, porém, ficará na memória do morador da Baixada Santista como um momento histórico e que pode desencadear outros conjuntos de ações tão ou mais positivas e benéficas quanto a ligação seca entre Santos e Guarujá. Parceria anunciada no início da semana, a construção conjunta do túnel imerso foi ratificada na sexta-feira (2), quando da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) à região para as comemorações pelos 132 anos do Porto de Santos.
Essa união não pacifica as divergências políticas e ideológicas que existem entre ambos, e essa certeza é tão cristalina quanto lógica, na medida em que o regime democrático pressupõe a existência de várias formas de fazer política e defender ideias. O histórico das relações intergovernos, porém, sempre apontou para a contaminação da política na seara das obras públicas, das ações necessárias, dos repasses de verbas e na eliminação conjunta de problemas estruturais e antigos. Lula e Tarcísio deram o sinal de que há uma forma diferente e sensata de fazer política e governar. Essa reunião estratégica, realizada em momento crucial para o panorama político nacional, despertou grande atenção e gerou especulações sobre seus desdobramentos.
A presença de Lula em Santos indica um movimento estratégico para fortalecer alianças e consolidar apoios em uma conjuntura em que o país enfrenta desafios significativos, desde a crise econômica até as questões relacionadas à pandemia. O encontro com Tarcísio de Freitas, conhecido por sua atuação no setor de infraestrutura e transportes, adiciona um componente interessante a essa equação política. O governador, que tem sido reconhecido por suas iniciativas inovadoras e pelo comprometimento com projetos de grande envergadura, pode representar uma peça-chave nos planos de Lula.
A política brasileira é marcada por alianças dinâmicas e a busca por consensos em meio a um cenário político multifacetado. O encontro em Santos pode ser interpretado como um passo estratégico na construção de uma frente política capaz de enfrentar os desafios eleitorais que se avizinham. A interseção de interesses, as estratégias delineadas e as consequências dessa reunião certamente serão temas de intensos debates e análises nos círculos políticos e na sociedade em geral nos próximos dias e meses.
Comentários (0)
Compartilhe
Voltar





Versão em pdf
