Notícias

SP pede estudo de traçado para caminhões em nova ligação Planalto-Porto

Fonte: BE News
 
Concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes recebeu aval para iniciar análise do projeto de implantação da via
 
O Governo de São Paulo autorizou que a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, inicie a elaboração dos estudos visando o projeto de implantação da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes. Segundo documento enviado à Agência de Transportes de São Paulo (Artesp), a empresa terá de planejar um traçado que permita o fluxo de veículos de passeio, ônibus e caminhões, simultaneamente, com destino ao Porto de Santos.
 
O documento enviado à Artesp foi assinado pelo secretário de Parcerias em Investimentos (SPI), Rafael Benini, que, inclusive, se reuniu com representantes da agência na manhã de quarta-feira (10).
 
“A SPI determina que seja incorporado ao Contrato de Concessão e atribuído à Concessionária Ecovias dos Imigrantes, a responsabilidade pela elaboração de estudos e respectivos projetos, funcional e executivo, necessários para a futura construção e implantação de nova infraestrutura, visando à ampliação de capacidade do Sistema Anchieta-Imigrantes, para uma nova ligação entre o planalto e a baixada santista, tendo como premissa, a busca por um traçado que agregue, simultaneamente, o atendimento aos fluxos de tráfego (inclusive ônibus e caminhões) e adequado às condicionantes ambientais”, diz trecho do documento.
 
De acordo com a secretaria estadual, a concessionária ficará responsável por elaborar estudos de tráfego e projetos funcional e básico, incluindo avaliações topográficas, sondagens e investigações geológicas e hidrogeológicas necessárias.
 
O prazo de conclusão dos estudos a serem realizados pela concessionária será de 24 meses, que, segundo o estado, podem ser prorrogáveis por mais 12 meses.
 
“O Sistema Anchieta-Imigrantes recebe um grande fluxo de veículos diariamente e essa demanda cresce ao longo dos anos. Com essa autorização para o início dos estudos, estamos planejando ações estruturais de longo prazo para solucionar gargalos de mobilidade entre a Baixada Santista e o Planalto. A premissa desse projeto envolve a elaboração de um traçado que atenda as necessidades de tráfego e os preceitos ambientais”, comentou Benini.
 
Os custos de produção desses documentos serão de responsabilidade da concessionária e o cálculo para o reequilíbrio econômico-financeiro da execução desse trabalho será feito com base nos gastos efetivamente realizados e aprovados pelo Poder Concedente.
 
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou em dezembro passado o pedido para que a Ecovias fizesse a elaboração do projeto da nova pista. A declaração ocorreu durante sua participação em uma audiência pública ocorrida na Assembleia Legislativa que discutiu os desafios e melhorias para as rodovias concedidas.
 
Tarcísio admitiu o esgotamento do Sistema Anchieta-Imigrantes e, por essa razão, salientou a importância do empreendimento para a logística do estado.
 
Durante cumprimento de agenda na Europa ainda este mês, o governador disse que a comitiva do Governo do Estado vai se reunir com a empresa controladora da Ecovias para fazer a apresentação do projeto da nova ligação rodoviária.



Caminhoneiros tê apenas uma via para chegar ao Porto de Santos

Fonte: BE News
 
O Sistema Anchieta-Imigrantes, que faz a ligação entre a capital de São Paulo e o Litoral, já apresenta uma grande saturação devido ao número de veículos que passam pelas rodovias concedidas diariamente, e isso inclui os veículos pesados que se direcionam ao Porto de Santos.
 
A única via de acesso para a chegada de caminhões ao Porto de Santos é a Via Anchieta, a mais antiga do Sistema Anchieta-Imigrantes. Uma nova ligação entre Planalto-Santos é uma das principais reivindicações do setor.
 
Conforme números apresentados pela concessionária Ecovias e também pelo Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan), pelo menos 12 mil caminhões descem pela via Anchieta por dia, com o número podendo ser diretamente afetado em razões de intercorrência na rodovia, principalmente no que diz respeito a seu trecho de serra.
 
Com o planejamento de que os caminhões, que em sua grande maioria rumam em direção ao cais santista, possam se deslocar por uma segunda via além da Anchieta, espera-se bons resultados para a movimentação de cargas, principalmente contêineres, no Porto de Santos, que ainda são transportados em sua maioria pelo modal rodoviário.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar