Notícias

APS anuncia investimentos no Porto a diretores da Fiesp

Fonte: APS
 
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, informou à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), nesta segunda-feira (4), que iniciará investimentos da ordem de R$ 7 bilhões em obras prioritárias no Porto de Santos, incluindo o túnel Santos-Guarujá.
 
A APS foi convidada pela Fiesp para falar sobre os investimentos no maior porto do Hemisfério Sul. A reunião foi realizada junto aos integrantes da Diretoria de Infraestrutura da Fiesp, na sede da instituição, na Avenida Paulista, 1313.
 
A APS detalhou cada investimento e os diretores demonstraram interesse e se dispuseram a visitar o Porto de Santos pelo canal de navegação. Também convidaram a companhia para realizar novas reuniões na sede da Fiesp, uma vez que o mercado tem muito interesse no tema.
 
A Diretoria da Fiesp ressaltou que ajudará a APS a ‘vocalizar’ as reinvindicações do Porto, como a necessidade de construção de uma nova via de descida Planalto-Baixada, uma vez que os caminhões usam a mesma pista de descida desde 1947.



Fiesp afirma que vai ajudar o Porto de Santos por nova ligação rodoviária

Fonte: BE News

Nova pista conectando o Planalto e o cais é uma das principais demandas do setor
 
Em reunião realizada entre a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Autoridade Portuária de Santos (APS), a diretoria de Infraestrutura da instituição firmou um compromisso de que vai ajudar a vocalizar uma das principais demandas do setor portuário, a necessidade de uma nova ligação entre Planalto e o Porto de Santos.
 
A convite da Fiesp, o diretor-presidente da APS, Anderson Pomini, fez uma apresentação na sede da instituição, na capital paulista, dos investimentos que estão previstos para obras de infraestrutura no Porto de Santos a partir de 2024.
 
De acordo com a companhia, estão previstos R$ 7 bilhões em obras consideradas prioritárias no cais santista, incluindo as melhorias nas avenidas perimetrais das duas margens do porto e o túnel Santos-Guarujá.
 
A necessidade de uma nova pista entre a capital e o litoral de São Paulo foi debatida. Uma reivindicação do Porto de Santos e também de operadores portuários, a Fiesp se propôs a ser mais um interlocutor a respeito da demanda junto ao Governo do Estado.
 
Desde os anos 40 os caminhões que se dirigem ao Porto de Santos contam somente com uma única opção de modal rodoviário para conectar o Planalto à Santos, através da Via Anchieta, rodovia integrada ao Sistema Anchieta-Imigrantes, sob concessão da Ecovias.
 
Conforme números apresentados pela concessionária e também pelo Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan), pelo menos 12 mil caminhões descem pela via Anchieta por dia, com o número podendo ser diretamente afetado em razões de intercorrência na rodovia, principalmente no que diz respeito a seu trecho de serra.
 
Durante coletiva de imprensa na sede da APS no mês passado, Pomini revelou que o Porto de Santos apoia a implementação de uma terceira pista da Rodovia dos Imigrantes.
 
Segundo Pomini, o Governo do Estado já tem em mãos diversas propostas de uma nova ligação e que está previsto um encontro para o ano que vem, no qual cada prefeitura e instituição apresentará cada um sua proposta.
 
Os diretores de Infraestrutura da Fiesp demonstraram interesse nos projetos apresentados e afirmaram que pretendem fazer uma visita ao porto através do canal de navegação. A instituição convidou a diretoria da APS para a realização de futuras reuniões, uma vez que o mercado tem se mostrado bastante interessado com o tema das operações portuária
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar