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Porto de Santos tem movimentação recorde, mas poderia ser ainda melhor
Fonte: A Tribuna On-line
Falta de infraestrutura impede avanços
O Porto de Santos manteve o recorde na movimentação de cargas entre janeiro e outubro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2022. Foram 142 milhões de toneladas, crescimento de 2,7%.
O milho foi um dos responsáveis pelo bom desempenho geral. A commodity cresceu 29,6%, no mês de outubro, somando 3,2 milhões de toneladas. Assim, o acumulado do ano é de 14,8 milhões de toneladas, um incremento de 34,5%.
A Autoridade Portuária de Santos (APS) lembra que o embarque de granéis vegetais é impactado pela chuva. Nos momentos em que o tempo firma, é realizado um esforço conjunto para acelerar os embarques e liberação dos navios carregados nos terminais, além da organização dos comboios de entrada e saída de navios.
“A chuva faz com que a colheita seja postergada, obrigando o embarque de uma vez só. No entanto, os terminais têm capacidade efetiva de movimentar esse tipo de excepcionalidade. Dá para fazer uma operação incrível, não tenho dúvidas disso”, afirma o engenheiro naval e MBA em Negócios e Gestão Agrícola, Eduardo Jeronymo.
Gargalos
Segundo a APS, os granéis sólidos somaram, no acumulado do ano, 77,5 milhões de toneladas, aumento de 10,5% sobre o mesmo período de 2022 e melhor marca para esse intervalo. Ganharam destaque a soja, com 37,5%; açúcar, com 19,7%; milho, com 19,1%; soja peletizada, com 9,9%; e adubo, com 8,2%.
Jeronymo entende que o desempenho poderia ser ainda melhor, se alguns gargalos logísticos já tivessem sido resolvidos. “A licitação do STS11 foi importante para a ampliação da capacidade de granéis sólidos vegetais. Ali, na região de Paquetá, vai ter uma expansão de capacidade muito grande feita pela Cofco (empresa que arrematou a área em 2022), que vai dar um pouco mais de fôlego para Santos absorver a demanda de granéis sólidos”, pontua.
Os contêineres também merecem atenção - os números de outubro indicam que a carga conteinerizada somou 439.743 TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e no acumulado do ano 3,9 milhões de TEU, reduções de 2,6% e 6,9%, respectivamente.
“Santos é o hub port brasileiro de movimentação de contêineres. Não ter uma nova infraestrutura - e as demais estarem saturadas - é complicado. Os clientes demandam, o armador demanda, e não há muito o que fazer, a não ser antecipar investimentos”, complementa o especialista.
Outubro
O total de cargas no Porto em outubro somou 14,3 milhões de toneladas, redução de 0,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ainda assim, é a segunda melhor marca entre os meses de outubro.
Total
142 milhões de toneladas de cargas foram movimentadas de janeiro a outubro deste ano, crescimento de 2,7% em comparação ao mesmo período de 2022, diz a Autoridade Portuária de Santos (APS).
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