Notícias
Autoridade Portuária de Santos firma parcerias com startups no Inova Portos
Fonte: A Tribuna On-line
Objetivo é desenvolver tecnologia para limpeza do estuário, monitoramento do tráfego de caminhões e mitigação de riscos
A Autoridade Portuária de Santos (APS) firmou parcerias com três startups para o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas à otimização das operações portuárias, mitigação de riscos, redução de custos e sustentabilidade. O anúncio foi feito ontem, durante o Inova Portos, evento promovido pela APS em Santos e que contou com apoio do Ministério de Portos e Aeroportos.
O gerente de Planejamento Logístico da APS, Roberto Paveck Pinheiro, afirmou que "não existe futuro no Porto do Santos sem inovação. Se a gente quiser estar preparado para os desafios do futuro, precisa inovar hoje. Essas tecnologias vêm justamente para fazer com que a nossa operação seja mais eficiente, mais barata e mais sustentável".
Paveck destacou que a inovação está intrinsecamente relacionada à agenda ESG (ambiental, social e governança, em inglês). “A grande importância de focar nas novas tecnologias é que, justamente, estamos falando em pensar na sustentabilidade do Porto de Santos daqui a 10, 20 anos”.
Um passo rumo ao Porto do futuro foi dado ontem, em busca eficiência operacional, de acordo com Paveck, com a assinatura das novas parcerias da Autoridade Portuária com as empresas Infinito Mare, voltada a soluções azuis para o setor marítimo e portuário; Via Frota, que apresentou propostas para rastreabilidade das operações de exportação; e Right Ship, que apresentou soluções para o uso de dados e digitalização para mitigar o risco marítimo.
“A Infinito Mare trata da questão ambiental, com a limpeza da água através do uso de algas. A Via Frota aborda o monitoramento do trânsito, a vinda de caminhões para o Porto de Santos. E, por último, a Right Ship fará a análise de dados dos navios que vêm ao Porto, de todas as informações dispostas de um navio, o risco, se teve algum tipo de incidência etc.”, explicou.
O gerente de Planejamento Logístico da estatal ressaltou ainda que “a Autoridade Portuária tem uma política de celebração de parcerias com startups na base da cooperação, ou seja, sem troca financeira. A Autoridade Portuária fornece um local para a startup instalar algum tipo de equipamento e, em troca, ela pode desenvolver o seu produto”.
Por fim, Paveck esclareceu que “a nossa parceria não é para testar um produto pronto. É justamente para desenvolver um novo produto que está em andamento, pegar uma ideia e concretizá-la. Essa é a beleza da parceria de inovação”.
Parceria com o Cenep
A Autoridade Portuária santista também firmou parceria com o Centro de Excelência Portuária de Santos (Fundação Cenep). Na ocasião, a diretora de Administração da APS, Bernadete Bacellar, o diretor de Operações da companhia, Antonio de Pádua Andrade, e o diretor-presidente da Fundação Cenep Santos, Bruno Pelochs Barbino, assinaram um termo de fomento à pesquisa aplicada.
Gestão de equipes
Apresentador do programa Porto 360°, da TV Tribuna, o empresário Maxwell Rodrigues ministrou a palestra “O perfil do profissional moderno e gestão de equipes” no Inova Portos e apresentou inovações desenvolvidas por startups israelenses que conheceu durante a Missão Internacional Porto & Mar Brasil-Israel, promovida pelo Grupo Tribuna em 2023.
“Se o setor portuário não se organizar para inovar, não inovará. São ações pontuais e distintas. Precisa ter organização. Eu vi isso funcionando na Israel Inovation Authority. Há uma autoridade olhando só para inovação e protegendo o mercado”.
Maxwell comentou ainda que, segundo o Fórum Mundial Econômico, 50 profissões vão desaparecer até 2027 e outras dez vão surgir, como especialistas em inteligência artificial, analista de PI, analista de segurança da informação, engenheiro de fintech, analista e cientista de dados, especialista em transformação digital, entre outras.
Comentários (0)
Compartilhe
Voltar





Versão em pdf
