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2º Encontro Porto & Mar leva a Brasília debate sobre investimentos do PAC no Porto de Santos
Fonte: A Tribuna On-line
Ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho e vice-presidente Geraldo Alckmin são convidados pelo Grupo Tribuna
Obras e serviços de grande porte e com potencial de alavancar o setor portuário e a economia nacional, o túnel Santos-Guarujá, a remodelação das avenidas perimetrais do Porto de Santos e a dragagem do canal de navegação estão no pacote do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os impactos desses investimentos serão debatidos no 2º Encontro Porto & Mar, que o Grupo Tribuna promoverá quarta-feira, a partir das 14 horas, em Brasília.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, deverão participar do evento. O encontro, que será realizado no Windsor Plaza Brasília Hotel e reunirá empresários, representantes do Governo Federal e especialistas, chamou atenção de Costa Filho, que visitou a Baixada Santista na última quinta-feira.
“Precisamos debater esse setor que é tão importante para a economia”, declarou o ministro, elogiando ainda o Grupo Tribuna pela escolha da Capital Federal para a realização do evento. “É fundamental a aproximação do setor produtivo com o Poder Executivo. Dessa forma, a gente constrói uma agenda produtiva. Devemos prestigiar quem produz, levando segurança jurídica, crédito e, sobretudo, projetos que possam trazer o setor produtivo para perto”.
O diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, afirmou que é imprescindível discutir os investimentos do PAC para o maior porto do Hemisfério Sul, que impulsiona a economia regional e nacional, respondendo por aproximadamente 30% da balança comercial do País. “O Porto de Santos tem demandas diárias, inovações, investimentos e quebras sucessivas de recordes. Dessa forma, o debate sobre esses investimentos previstos no PAC é importante para o mercado portuário”.
O diretor Comercial do Grupo Tribuna, Demetrio Amono, ressaltou que o debate é de extrema relevância para o futuro do Porto de Santos e de toda cadeia logística do País. “Sem infraestrutura, nosso comércio exterior fica comprometido. A capacidade do Porto de Santos já está chegando ao limite e os investimentos não podem esperar. É preciso ampliar a sua capacidade e ao mesmo tempo investir na infraestrutura para escoamento das cargas”.
Quanto à realização do evento em Brasília, Amono explicou que “é importante para o Grupo Tribuna levar o nosso principal evento de Porto para próximo das principais autoridades que participam das principais decisões do setor”.
Programação
O 2º Encontro Porto & Mar terá início às 14h, com o credenciamento dos convidados. Em seguida, o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, dará as boas-vindas. Às 14h20, o secretário-executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Roberto Gusmão, deve fazer a abertura, seguida de palestra do ministro Silvio Costa Filho, convidado pela organização.
As discussões sobre o PAC e os impactos no setor portuário foram divididas em dois painéis, sendo o primeiro, “Novo PAC - Retomada de investimentos e Redução de Custos. O que pensa o mercado?”, às 14h30, com empresários, e o segundo, “Novo PAC - R$ 349 bilhões em investimentos”, às 15h45, composto por representantes do Governo Federal e de agências reguladoras.
“O primeiro painel vai ouvir o mercado e os stakeholders (impactados diretamente pela atividade portuária), enquanto o segundo painel terá os envolvidos com o Governo Federal para dar andamento nesse Plano de Aceleração do Crescimento”, explicou o apresentador da TV Tribuna e mediador do encontro, Maxwell Rodrigues.
Para o encerramento, às 18 horas, é esperado o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Mais informações e detalhes sobre inscrições no site.
Novo PAC
O Novo PAC prevê R$ 1,7 trilhão em investimentos, sendo R$ 349,1 bilhões para transportes, que engloba rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos, com o objetivo de reduzir gargalos logísticos e os custos da produção nacional nos mercados interno e externo, melhorando a qualidade de vida da população usuária.
Os recursos do PAC, que serão oriundos do Governo Federal e da iniciativa privada por meio de concessões, parcerias público-privadas e autorizações, serão injetados em duas fases: de 2023 a 2026 e pós-2026. No caso de portos, dos R$ 54,8 bilhões previstos, R$ 47,4 bilhões serão investidos entre 2023 e 2026 e R$ 7,4 bilhões pós-2026.
Obras para o Porto de Santos no PAC 3
Túnel Santos-Guarujá
Dragagem de aprofundamento do canal de navegação
Dragagem de aprofundamento dos berços
Reforma da Avenida Perimetral da Margem Direita
Reforma da Avenida Perimetral da Margem Esquerda
Arrendamentos de terminais
Reforma do cais da Ilha Barnabé
Concessão da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips)
Projeto do sistema de gerenciamento de tráfego de navios
Participantes dos painéis Novo PAC
- Retomada de investimentos e Redução de Custos. O que pensa o mercado?
Angelino Caputo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra)
Marcelo Neri, presidente da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar)
Murillo Barbosa, diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP)
Murillo Barbosa, diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP)
Caio Morel, diretor-executivo da Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres (Abratec)
Eduardo Lustosa, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da Autoridade Portuária de Santos (APS)
Carlos Kopittke, presidente executivo da Associação Brasileira de Terminais de Líquidos (ABTL)
Aristides Russi Junior, CEO da APM Terminals Suape
Roberto Teller, diretor da Santos Brasil
Silvana Alcântara, diretora de Regulatório e Institucional da VLI
- Novo PAC - R$ 349 bilhões em investimentos
Rafael Vitale, diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
Felipe Queiroz, diretor da ANTT
Jorge Bastos, diretor-presidente da Infra S/A
Caio Farias, diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)
John Edwin Mein, coordenador-executivo da Aliança Pró-Modernização Logística do Comércio Exterior
Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Fundação Getulio Vargas (FGV)
Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Fundação Getulio Vargas (FGV)
Luiz Fernando Garcia, presidente da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph)
Eduardo Jeronymo, engenheiro naval com MBA em Agronegócios pela Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo (Esalq/USP)
João Almeida, presidente da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips)
Mauricio Muniz, secretário Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil
Amanda Barros Seabra, diretora do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do Governo Federal
Eduardo Estevam de Matos, logística da Azul Cargo
Alexandre Porto, diretor da Rumo Logística
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