Fonte: A Tribuna On-line
Publicação reúne 130 fotografias históricas do cais santista e será lançada na sede do jornal em Santos
Na semana em que completou 134 anos, o maior porto do Hemisfério Sul ganha um presente especial: o livro 130 Anos em Fatos e Fotos - Porto de Santos. O evento de lançamento, apenas para convidados, será nesta terça-feira (3), a partir das 18 horas, na sede do Grupo A Tribuna, em Santos.
A obra é da Editora Leopoldianum, da Universidade Católica de Santos (UniSantos), e foi viabilizada via Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio à Cultura (Promicult), da Prefeitura de Santos, que incentiva trabalhos culturais na Cidade a partir da renúncia fiscal de impostos municipais. O patrocínio é da empresa portuária DP World.
O livro é o terceiro e último da série comemorativa pelos 130 anos de A Tribuna. O primeiro foi lançado em março de 2024, com 130 fotos gerais do acervo do jornal, de toda a Baixada Santista. O segundo foi lançado em dezembro do mesmo ano, focado no Santos Futebol Clube, também com 130 fotos. E o terceiro retrata o Porto de Santos, de diferentes épocas de sua trajetória, com o mesmo número de fotografias. A curadoria ficou a cargo da jornalista Lyne Santos e do repórter-fotográfico de A Tribuna Sílvio Luiz.
“Esse livro fecha um ciclo que a gente lançou lá em março de 2024 e coincidiu com um trabalho de digitalização do nosso acervo fotográfico. Ainda não temos tudo digitalizado, mas uma boa parte já está disponível. Isso facilita a pesquisa”, conta a gerente de Projetos e Relações Institucionais do Grupo A Tribuna, Arminda Augusto.
Ela lembra que os livros não são vendidos, mas distribuídos no limite da tiragem — o material também será disponibilizado na próxima semana no formato PDF, com acesso gratuito no site de A Tribuna. “Uma vez descoberta essa forma de valorizar nosso acervo, a ideia é todo ano ter um livro publicado, valorizando e dando visibilidade para ele”, acrescenta Arminda.
Material rico
A gerente de Projetos e Relações Institucionais do Grupo A Tribuna reforça o compromisso com o Porto, representado em iniciativas como a editoria Porto & Mar, há mais de 70 anos acompanhando a rotina do setor.
“O Porto já tem um destaque especial no Grupo A Tribuna. Só que, quando a gente olha pelo retrovisor, vê como chegamos aqui. E as fotos permitem fazer essa leitura. Se hoje tem porta-contêineres e todo um maquinário, quando revisitamos fotos do passado é que percebemos que já passamos por muita coisa”.
Ela destaca no livro registros da atuação dos ensacadores de grãos e dos primeiros navios de cruzeiro no cais santista, como o Eugenio C. “Nas fotos, vemos as malas, o vestuário, a forma de embarcar no navio. É uma revisita muito interessante e que tenho certeza que o público vai gostar bastante. Quem não viveu, vai ter a oportunidade de saber o que foi o nosso passado até chegarmos aqui”, finaliza.