Fonte: AssCom Sindaport
Um porto moderno, focado na tecnologia, de olho nas questões ambientais e no aumento da movimentação de carga. O Porto de Santos chega aos seus 134 anos como o maior da América Latina e como o principal empregador da Baixada Santista.
Nesses 134 anos, milhares de famílias foram construídas e tiveram suas rendas provenientes do cais santista. Trabalho que passou de avô, para pai; de pai, para filho. Quem não tem um familiar que trabalha no Porto de Santos ?
No entanto, com o passar dos anos, a modernização, a criação de novos terminais e a utilização de modernos equipamentos fizeram com que muitos postos de trabalho fossem fechados. Vimos categorias ganharem novos nomes dentro de terminais privados, grandes terminais acabarem, áreas operacionais serem transformadas, novos caminhos serem abertos e a consolidação da relação Porto-Cidade.
A quebra de recordes, a entrada de novos empresas e a chegada de navios cada maiores trazem uma nova realidade ao Porto e uma capacidade de adequação do trabalho portuário.
Ainda temos muito o que lutar, o que melhorar, o que aprender, mas o Porto de Santos, ano a ano, consolida-se como o maior do país. Em 2025, a movimentação de cargas atingiu a marca de 186,4 milhões de toneladas, um crescimento de 3,6% sobre o recorde anterior, estabelecido em 2024 (179,8 milhões de toneladas).
A diretoria do SINDAPORT parabeniza o Porto de Santos pelos 134 de história, de operação e por empregar milhares de trabalhadores.