Fonte: A Tribuna On-line
Evento “O Porto de Santos em 360° Vai Até Você” debate ações afirmativas e inclusão no setor portuário
A Autoridade Portuária de Santos (APS) irá promover, a partir de novembro, um censo da diversidade dos portos brasileiros. As outras autoridades portuárias também foram convidadas para o levantamento, bancado pelo Porto de Santos e com apoio do Ministério de Portos e Aeroportos.
“Nosso intuito é ter um cenário para que a gente consiga entender como está o cenário portuário. E com vários recortes, não só o de gênero, para que a gente comece a pensar, de fato, em ações afirmativas”, afirma o gerente de carreira e capacitação da APS, Bruno Pelochs Barbino. A contratação da empresa para fazer o censo já foi feita, segundo o profissional.
Bruno foi um dos convidados para tratar a respeito de Pluralidade no Porto, em encontro realizado ontem à noite, no Praiamar Shopping, em Santos. Foi o primeiro dos dois painéis que integram o evento O Porto de Santos em 360° Vai Até Você. O outro está marcado para hoje, às 19h, com o tema Oportunidades no Porto. Uma imersão virtual no Porto de Santos também é possível e vai até domingo.
O gerente explica que os empregados das empresas portuárias irão responder à pesquisa, trazendo recortes demográficos e do que tem sido feito. “Daí também vai ser entendido, por exemplo, se o empregado entende se o líder sabe trabalhar com a pauta de diversidade e se ele entende que a empresa está aberta para ações inclusivas, tratando todos de forma igual. Porque não é só o recorte: a gente tem que saber como isso está reverberando lá dentro e, principalmente, com as posições de liderança”.
Gerente de produtos da Norcoast, Patricia Lia Brentano, acha que o processo de pluralidade não é rápido, mas o Porto tem aberto chances tanto nas discussões quanto no mercado de trabalho. “A Norcoast tem mais mulheres do que homens, sim, e muitos cargos de liderança”, exemplifica.
Patricia também é fundadora do Instituto PORTa, plataforma que existe há um ano e quatro meses visando conectar as mulheres da área portuária para que elas tenham acesso à capacitação e a um banco de vagas. “Queremos que as mulheres tenham um lugar no qual se socorrer ou se apoiar em prol do seu desenvolvimento profissional. E estamos trazendo homens porque não queremos essa separação. Temos que aprender a trabalhar em conjunto”, explica.
Gerente de Comunicação da Brasil Terminal Portuário (BTP), Yara Gonçalves da Motta atua há 25 anos no setor e observa a confluência nas ações ligadas ao tema. “Não existe uma política pública, mas há uma intencionalidade muito forte e muita motivação do Ministério, das autarquias e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). É a confluência: quando todo mundo quer, as coisas se ampliam e se potencializam. Mesmo quando são ideias individuais, acabam se tornando resultados bem positivos para todos”.
Além dos painéis de discussão, o evento O Porto de Santos em 360° Vai Até Você tem outras atrações. A principal é permitir uma imersão virtual no complexo santista.
Com um fone de ouvido, o visitante assiste a um vídeo gravado sob perspectiva realista. Ele traz a sensação de navegar pelo canal do estuário, passando ao lado de navios, andando pelos terminais nas margens Direita e Esquerda e observando as operações de contêineres.
Com três minutos de duração, o filme é exibido em painéis de LED de alta resolução, com montagem em angulação que se encaixa perfeitamente na tecnologia 360°. A estrutura fica em uma sala de 5 metros de diâmetro.
A experiência imersiva pode ser visitada até domingo. Desta quinta (9) a sábado (11), funciona das 10h às 22h, e no domingo, das 11h às 22h. A capacidade é de seis pessoas por sessão. O filme tem versões em português, português legendado e em inglês.
Em paralelo, ocorre a exposição Profissões do Porto, com totens que apresentam fotos e informações sobre ocupações no setor, cedidas por empresas portuárias. O Praiamar Shopping fica na Alameda Armênio Mendes, 143, Aparecida, em Santos.