Fonte: Jornal da Orla
A Autoridade Portuária de Santos (APS) abriu licitação para aquisição de 300 novas câmeras visando reforçar o monitoramento de áreas estratégicas dentro do Porto Organizado de Santos (SP). O processo prevê também a aquisição de licenças adicionais para o VMS, sistema de gestão de vídeo atualmente utilizado pela companhia.
De acordo com o edital, o pedido para melhorar o sistema de monitoramento ocorreu após um apontamento da Guarda Portuária de Santos, que visa atender exigências regulatórias da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos (Conportos).
Neste sentido, para aprimorar o Circuito Fechado de Televisão (CFTV), a Guarda oficializou o pedido de 250 câmeras fixas e 50 móveis. Porém, a APS afirmou que as quantidades podem ser alteradas a depender da necessidade.
“A avaliação da infraestrutura atual de vigilância do Porto de Santos revelou que o sistema de CFTV existente possui limitações em termos de cobertura e capacidade tecnológica, frente aos recentes avanços e à ampliação planejada. Essas lacunas comprometem a capacidade de monitoramento eficaz”, diz o relatório técnico do edital.
A aquisição das novas câmeras alinha o maior complexo portuário do país com as melhores práticas internacionais de segurança portuária, destaca o documento. O valor do investimento será ofertado pelo licitante.
Interessados já podem registrar a proposta por forma eletrônica, no site da APS. A sessão de abertura acontecerá no dia 5 de setembro, às 10 horas.
Conforme o edital, o prazo para contratação será de 12 meses, a partir da assinatura do contrato – período que abrange a instalação dos novos equipamentos nos locais previamente definidos.