Fonte: A Tribuna On-line
Porto Alegre e Pelotas não voltaram às atividades, enquanto Rio Grande, o mais importante, funciona normalmente
A Autoridade Portuária dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS) afirmou no início da noite da última quinta-feira (9), em nota, que segue monitorando a situação de suas unidades e mantém suspensas as operações no Porto de Porto Alegre, em razão da manutenção do nível do Rio Guaíba acima da chamada cota de inundação.
No Porto de Pelotas, no sul do estado, o embarque de toras de madeira segue suspenso e as atividades estão paralisadas no terminal.
Já o Porto do Rio Grande segue operando normalmente. “A correnteza durante a tarde de ontem se manteve de vazante e atingiu a velocidade de 5,5 km/h em direção ao Oceano Atlântico”.
Navio
O maior navio da esquadra brasileira saiu na quarta-feira do Rio de Janeiro e está a caminho do Rio Grande do Sul, onde chega amanhã, para auxiliar as vítimas das fortes chuvas e das enchentes que atingem a maioria das cidades do estado desde o fim de abril.
Segundo a Marinha, o Navio-Aeródromo Multipro-pósito (NAM) Atlântico transportará duas estações móveis para tratamento de água, capazes de produzir um total de 20 mil litros de água potável por hora. Elas serão usadas para o abastecimento da população, após o colapso do sistema no estado. O Navio-Patrulha Oceânico Amazonas e a Fragata Defensora também foram enviados.