Fonte: A Tribuna On-line
Interessados têm até o próximo dia 15
Continuam até o dia 15 de abril as inscrições para os interessados em participar das três audiências públicas para a implantação do túnel Santos-Guarujá. O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) definiu as três datas dos eventos: dia 17 , em Santos, dia 18, em Guarujá, e dia 19, novamente em Santos.
A audiência pública do dia 17 será realizada às 9 horas, na Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 137, no Centro Histórico. Para a possibilidade de manifestação oral durante o evento, as inscrições on-line devem ser feitas pelo endereço:
bit.ly/49ii6nH.
Segunda
Já para a audiência pública marcada para o dia 18, também a partir das 9 horas, o local escolhido foi o Teatro Municipal Procópio Ferreira, na Avenida Dom Pedro I, 350, Jardim Tejereba, em Guarujá. Os interessados em participar com falas devem se inscrever pelo endereço eletrônico:
bit.ly/4cFb53f.
Terceira
O auditório da Autoridade Portuária de Santos (APS), na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves s/nº, no Macuco, receberá a terceira audiência pública, no dia 19, às 9h. Para se manifestar, a inscrição é feita em
bit.ly/3U6JHUj .
Túnel
Orçada em R$ 6 bilhões e esperada pelos moradores da Baixada Santista há quase um século, a construção da ligação seca entre as duas cidades está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será feita via Parceria Público-Privada (PPP).
O túnel ligando Santos a Guarujá será financiado pela União e pelo Estado, e está inserido no pacote de obras que o Porto receberá nos próximos quatros anos, somando R$ 12,6 bilhões de investimentos, entre recursos públicos e de parcerias público-privadas (PPPs).
A extensão total da ligação na Baixada Santista será de 1,5 km, por meio de um túnel imerso de 860 metros, por baixo do canal portuário.
O túnel será composto por seis módulos de concreto pré-modulado. Eles serão construídos em uma doca seca e transportados por flutuadores para imersão, encaixe e fixação da estrutura no leito do canal, que também terá a profundidade ampliada.
A travessia pelo túnel é prevista em um minuto e 30 segundos entre Santos e Guarujá. O empreendimento atenderá carros de passeio, caminhões e motociclistas, comportando ainda a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que está em ampliação na Baixada Santista.
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, o túnel beneficiará quase 2 milhões de moradores da região, além de mais de 4 milhões de turistas que anualmente visitam o Litoral Paulista.