O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou hoje (11/3), durante visita à sede da Autoridade Portuária de Santos, um plano de investimentos no Porto de Santos da ordem de R$ 21,28 bilhões para o período de 2024 a 2028. O plano envolve recursos federais, do Estado de São Paulo, PPPs e privados. Túnel Santos-Guarujá, transferência do Terminal de passageiros para o Valongo, Fips, aprofundamento do canal de navegação e perimetral em Guarujá receberão aportes.
Doze projetos estratégicos integram o Plano de Investimentos proposto pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Autoridade Portuária de Santos (APS). “Esse é o maior aporte de investimentos planejados para o Porto de Santos”, diz o ministro, destacando a priorização do Porto de Santos.
Um dos projetos contemplados é a construção do túnel ligando Santos à Guarujá, o qual levará R$ 6 bilhões desse montante, um aporte a ser dividido igualmente entre os governos Federal e do Estado de São Paulo. Os recursos federais virão do Orçamento Geral da União e do caixa da APS.
A transferência do terminal de passageiros para o Valongo envolverá recursos federais e privados da ordem de R$ 1,4 bilhão. O ministro afirma que a ideia é criar um Hub de turismo em Santos e interligar o terminal de passageiros ao Parque Valongo (em construção) que também receberá, ao final, um total de R$ 100 milhões.
A Ferrovia Interna do Porto de Santos (fips) será o terceiro maior projeto a receber recursos, da ordem de R$ 1 bilhão. Em andamento pela Associação que integra as ferrovias Centro Atlântica, MRS e Rumo, os investimentos serão feitos nos 5 primeiros anos do contrato. O projeto aumentará a capacidade de transporte de cargas por ferrovia de 50 milhões de toneladas por ano para 115 milhões.
Outro projeto que receberá recursos é o aprofundamento para 16 metros do canal de navegação do porto. Serão investidos R$ 324,1 milhões na dragagem, em 5 anos. O ministro explica que, a princípio, o canal de navegação será aprofundado para 16 metros, enquanto isso, o Governo Federal prepara uma PPP para 20 anos, estimada em R$ 6,5 bilhões, para ampliar a profundidade para 17 metros.
Outros R$ 544 milhões serão destinados, via Novo PAC, à construção da segunda etapa da avenida perimetral do porto em Guarujá (margem esquerda). Os projetos contemplam ainda a repotencialização da Usina Hidrelétrica de Itatinga, incluindo a produção de hidrogênio verde; a criação de um pátio de estacionamento em área de 100 mil m2; implantação do sistema de monitoramento de tráfego de navios e melhorias na Margem Direita (Alemoa).
Já os investimentos a serem feitos por 21 terminais privados, em cinco anos, somam R$ 8,68 bilhões. O presidente da APS, Anderson Pomini, agradeceu o apoio do ministro Silvio Costa Filho, que já visitou o Porto de Santos quatro vezes durante os seis meses que ocupa o cargo.
Porto de Santos receberá R$ 21,28 bilhões para obras de infraestrutura nos próximos quatro anos
Fonte: A Tribuna On-line
Plano de Investimentos 2024/2025 foi anunciado pelo ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho em Santos
O Porto de Santos receberá R$ 21,28 bilhões nos próximos quatro anos que serão investidos em obras diversas de infraestrutura de grande porte. Desse total, 12,8 bilhões são recursos públicos e oriundos de parceria público-privada (PPP) e R$ 8,68 bilhões são aportes privados injetados em terminais. O Plano de Investimentos 2024/2028 foi anunciado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, na sede administrativa do Porto de Santos, nesta segunda-feira.
A agenda do ministro na Baixada Santista iniciou com visita técnica ao Aeroporto Civil Metropolitano, em Guarujá, de onde partiu em uma lancha pelo canal do Porto até as instalações da APS.
A carteira de investimentos abrange o túnel Santos-Guarujá, as duas avenidas perimetrais, da Margem Direita e da Margem Esquerda, as dragagens de aprofundamento do canal de acesso e dos berços situados entre os armazéns 12A e 23, a implantação do Sistema de Monitoramento de Tráfego de Navios (VTMIS), o Parque Valongo, o novo Terminal de Passageiros-Concais, o reforço dos berços de atracação na Ilha de Barnabé, a construção de um estacionamento de caminhões, na Vila dos Criadores, próximo à cidade de Cubatão, o Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá e a Usina Hidrelétrica de Itatinga.
O presidente da APS, Anderson Pomini, fez a apresentação detalhada de cada uma dessas obras, mostrando os cronogramas e os investimentos previstos que totalizam R$ 21,28 bilhões, ao que o ministro Silvio Costa Filho complementou: “Esses investimentos iniciarão nos próximos quatro anos”. Veja os investimentos de cada projeto abaixo.
Os projetos listados no Plano de Investimentos 2024/2028 são os seguintes:
- Túnel Santos-Guarujá: R$ 6 bilhões
- Avenida Perimetral da Margem Direita – trecho da Alemoa: R$ 25,8 milhões + R$ 1 bilhão da Fips
- Avenida Perimetral da Margem Esquerda - 2ª fase: R$ 544 milhões
- Dragagem de aprofundamento dos berços entre os armazéns 12A e 23: R$ 14,9 milhões
- Dragagem de aprofundamento do canal de navegação para 16 metros: R$ 324,1 milhões
- Concessão da dragagem por 20 anos por PPP: R$ 6,5 bilhões
- Implantação do Sistema de Monitoramento de Tráfego de Navios (VTMIS): R$ 169 milhões + investimentos em tecnologia e drones
- Parque Valongo: R$ 100 milhões
- Transferência do Terminal de Passageiros-Concais para área do Valongo: R$ 1,4 bilhão
- Reforço dos berços de atracação da Ilha de Barnabé: R$ 112,3 milhões
- Estacionamento e monitoramento digital do deslocamento de caminhões: R$ 800 milhões (PPP)
- Usina Hidrelétrica de Itatinga/diversificação da matriz energética para hidrogênio verde (PPP): R$ 500 milhões
- Adequação do Aeroporto de Guarujá para voos comerciais: R$ 21,3 milhões
Fonte: Autoridade Portuária de Santos
Costa Filho apresenta plano estratégico que prevê R$ 21 bi em investimentos
Fonte: BE News
Até 2028 os aportes serão aplicados em pelo menos 12 projetos de infraestrutura e acessos do cais santista
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou na segunda-feira, dia 11, de uma solenidade na sede administrativa do Porto de Santos (SP), onde foi divulgado o plano estratégico para o complexo marítimo que prevê um total em investimentos de R$ 21,28 bilhões até 2028. Conforme divulgado, o aporte será repartido entre investimentos públicos e PPPs (parcerias público-privadas) e investimentos da iniciativa privada.
De acordo com a apresentação feita pelo diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, o plano estratégico contém ao todo 12 projetos.
Um dos projetos que lideram a cartela de investimentos previstos é o túnel submerso Santos-Guarujá. Silvio Costa Filho anunciou, inclusive, que o cronograma do empreendimento será oficializado nesta semana, em Brasília. Segundo ele, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi convidado, já que o Executivo estadual também terá participação no financiamento da obra.
“Convidamos o Governo Tarcísio e a bancada federal paulista para apresentar o cronograma do túnel de Santos e a partir daí, dar início à abertura das audiências públicas para o aprimoramento do projeto”, comentou o ministro.
O anúncio é o primeiro passo formal para o início da construção do empreendimento – considerada a maior obra de investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra está orçada em R$ 6 bilhões e receberá recursos tanto do Governo Federal, por meio da APS, quanto do Governo Estadual, através de uma PPP.
Entre outras obras importantes, que vão aportar recursos públicos do Porto de Santos, estão as melhorias nos acessos, principalmente os terrestres, através das avenidas perimetrais, tanto da margem direita quanto da margem esquerda.
A Perimetral de Santos terá investimento de cerca de R$ 26 milhões, onde serão pavimentados 580 metros de via e construção do canal de dragagem. Já do lado de Guarujá, o projeto da perimetral engloba diversas melhorias para o melhor fluxo de caminhões. Os investimentos previstos são de R$ 544 milhões.
A dragagem de aprofundamento para 16 metros do canal aquaviário, uma das prioridades do porto, está orçada em pouco mais de R$ 324 milhões. A obra deve ser iniciada em outubro de 2025. Enquanto isso, o Governo Federal esquematiza uma concessão do canal pelo prazo de 20 anos, estimada em R$ 6,5 bilhões, para ampliar a profundidade para 17 metros.
Os demais projetos envolvem o novo pátio de caminhões em Cubatão (SP), a futura PPP da Usina Hidrelétrica de Itatinga, visando a produção de hidrogênio verde e energias sustentáveis.
Os investimentos a serem feitos por 21 terminais privados, em cinco anos, somam R$ 8,68 bilhões, através de contratos de arrendamento, entre obras em andamento e obras futuras.
Concais
O diretor-presidente da APS, Anderson Pomini, revelou que será assinado no próximo mês de junho o termo de transferência do Terminal Marítimo de Passageiros, o Concais.
A assinatura visa a transferência do terminal de passageiros de cruzeiros, atualmente instalado na região de Outeirinhos, para a região do Valongo, próximo de onde será implementado o projeto do Parque Valongo, no Centro Histórico da cidade de Santos.
Segundo o plano estratégico da Autoridade Portuária, a construção do novo terminal de passageiros terá investimentos na ordem de R$ de 1,4 bilhão.
“Nessa temporada atual de cruzeiros, mais de 1 milhão de passageiros passaram por Santos. É preciso que o porto invista em áreas apropriadas. Se pretendemos integrar as cidades com os portos, temos que revitalizar áreas abandonadas para que os turistas possam explorar. O Porto de Santos não pode pensar somente em cargas, mas tem que prestigiar as pessoas”, comentou.
Segundo Pomini, ainda será definido o valor que será aportado pela APS e qual o montante que será destinado à empresa que administra o terminal.