Fonte: A Tribuna On-line - Coluna Dia a Dia
O Governo Estadual reagiu à notícia,
publicada em A Tribuna, pela qual a União resolveu encampar sozinha o projeto do túnel imerso Santos-Guarujá e prevê começar a obra no ano que vem. “Para o Governo Federal iniciar as obras em 2025, é necessária a elaboração de um novo projeto executivo, ampliando o prazo e a entrega”, diz, em nota, a Secretaria de Comunicação paulista. “O único projeto executivo existente do túnel foi desenvolvido pela (extinta estatal) Dersa (...). Em dezembro (...), contratou a Fipe (Federação Instituto de Pesquisas Econômicas) para atualizar o projeto (...), com o objetivo de realizar o leilão no segundo semestre deste ano”. Mas o Estado não havia reservado verba para o túnel no Orçamento atual. Alega que “possui disponibilidade financeira e de captação de recursos para a construção (...). Não há necessidade de disponibilidade financeira na Lei Orçamentária Anual de 2024 (...), uma vez que as obras não serão iniciadas no exercício vigente”.
Não esclareceu
Na nota, o Estado não respondeu à coluna se estava ciente da decisão federal antes de ser revelada nem como pretende ajudar a melhorar as condições de acesso ao Porto.
Previu o VLT
A única menção da Comunicação paulista a outro sistema de transporte, no comentário sobre o túnel, foi a de que “o projeto do Governo Estadual comporta o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)”. Essa, a propósito, foi uma questão citada pelo prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSDB), cuja assessoria enviou nota espontaneamente à coluna.
O que interessa
Ao celebrar a perspectiva de o edital da obra ser lançado no próximo semestre, Suman julgou “ainda mais relevante (...) a concretização da sua realização, de fato”. E reiterou pedidos à União e ao Estado para a segunda fase da Avenida Perimetral, em Vicente de Carvalho, e a extensão do VLT à Cidade.
Deveria continuar
Presidente da Frente Parlamentar dos Portos Brasileiros na Câmara, a deputada federal Rosana Valle (PL) condenou a “ideia do PT” sobre o túnel. Para ela, mesmo com o projeto incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a parceria com o Estado deveria se manter.
Põe em xeque
“Agora, não temos a mesma garantia quanto a prazos, custos e à qualidade da obra, pois já vimos no passado a morosidade do Governo petista”. Rosana disse que, em 2020, quando ministro da Infraestrutura, o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) garantiu pôr o túnel na idealizada privatização do Porto, com leilão em 2024 para a obra. Porém, o Governo mudou.
(A União considera que) O Governo do Estado deve focar nas obras de conexão ao Porto, principalmente a terceira pista Planalto-Santos”
Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária, ao revelar para A Tribuna que Brasília cuidará sozinha do túnel Santos-Guarujá.