Fonte: A Tribuna On-line
Em reunião, o presidente da APS, Anderson Pomini, e o presidente da Fips, João Almeida, debateram sobre o cronograma
Diretores da Autoridade Portuária de Santos (APS) e da Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (AG-Fips) se reuniram ontem para discutir o cronograma de obras previstas no contrato de cessão da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips). Entre elas está a pera ferroviária, com início previsto para o final deste mês e conclusão em 2026.
O presidente da APS, Anderson Pomini, recebeu ontem à tarde o presidente da AG-Fips, João Almeida, na sede administrativa da estatal responsável pela gestão do Porto de Santos. Almeida apresentou “o status do planejamento das obras”, de acordo com a Autoridade Portuária, mas o “cronograma segue em estudo”.
Segundo a APS, as obras da pera ferroviária contemplam duas etapas. A primeira começou em 20 de dezembro, com o reforço do terceiro pontilhão do Rio dos Soldados, o Canal do Mercado. Para a intervenção, foi necessário interditar a travessia das catraias Santos-Vicente de Carvalho, entre a Bacia do Mercado e o estuário de Santos, de 20 a 26 de dezembro e de 9 a 15 de janeiro. Com isso, o local de embarque e desembarque de passageiros foi transferido para o cais do Armazém 15, na Margem Direita do Porto de Santos.
A pera ferroviária consiste em um pátio circular que possibilitará o transbordo da carga sem a necessidade de desmembramento do trem, que será construído a partir do final do mês. De acordo com Pomini, a estrutura ampliará a capacidade de movimentação de grãos na Margem Direita em 20 milhões de toneladas ao ano. A pera será construída em uma área de 102 mil metros quadrados, atualmente ocupada pela Marimex, que será transferida para o Teval.
Em dezembro, a Ag-Fips deu início às primeiras obras estruturantes previstas no contrato firmado com o Governo Federal para operação ferroviária, segundo adiantou A Tribuna, que são as três linhas férreas do Pátio do Macuco.
Na época, o presidente da Ag-Fips explicou que “as linhas do Pátio do Macuco atenderão o cluster de celulose, na Margem Direita, e o Pátio de Conceiçãozinha, que atenderá terminais da Margem Esquerda do Porto”.
Conforme o contrato, a empresa deverá investir em torno de R$ 1 bilhão em cinco anos em obras estruturantes a fim de ampliar a capacidade de movimentação de carga das atuais 51 milhões de toneladas para 115 milhões.
O projeto engloba 13 obras, entre as intervenções previstas estão o pátio ferroviário entre Canal 4 e Ponta da Praia com três vias férreas para atendimento aos terminais de celulose, viadutos para eliminação de passagens em nível, passarelas de pedestres e a pera ferroviária.
Cessão
A AG-Fips é uma sociedade de propósito específico formada pelas empresas Rumo, MRS e VLI.O contrato de cessão foi firmado em 16 de dezembro de 2022 com o então Ministério da Infraestrutura pelo prazo de 35 anos, prorrogáveis por igual período, para gestão, operação, manutenção e expansão da ferrovia interna do Porto santista.
As operações iniciaram em 1º de outubro de 2023, quando a primeira locomotiva da Fips entrou em operação, um dia após a assinatura do distrato entre a Portofer e a APS.