Fonte: A Tribuna On-line
Anderson Pomini foi recebido em Brasília pelo vice-presidente da República e ministro de Portos e Aeroportos
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, se reuniu com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), e com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, na última quinta-feira (11), em Brasília. O assunto foi o cronograma de obras do túnel submerso Santos-Guarujá, inscrito no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e considerada a maior obra de infraestrutura do País para os próximos anos.
O serviço será viabilizado em conjunto pelos governos Federal e Estadual, que juntos destinarão R$ 5,8 bilhões ao empreendimento (cada um ficará responsável por 50% do valor). A ligação seca deverá sair do papel por meio de parceria público privada (PPP) e, por isso, está qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), da União, e no Programa de Parcerias de Investimentos do Governo do Estado (PPI-SP), o que deverá agilizar a realização da obra.
Recentemente, o presidente da APS disse que o edital do túnel submerso deverá ser lançado ainda neste ano, com início das obras previsto entre 2024 e 2025 e conclusão entre 2028 e 2029. Em 21 de dezembro, a Autoridade Portuária anunciou a contratação da Fundação Vanzolini para realizar os estudos de modelagem jurídica e econômica do empreendimento.
Na ocasião, Pomini declarou que foram realizadas 18 reuniões envolvendo as prefeituras de Santos e Guarujá, a comunidade portuária e a população local para definir o traçado com menor impacto urbano. “Conseguimos chegar a um consenso sobre o traçado do túnel, que evitará desapropriações e tornará possível cumprirmos um cronograma”. A Fundação Vanzolini é uma organização sem fins lucrativos, criada e gerida pelos professores do departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
Lula em Santos
Na última quarta-feira (10), Pomini conduziu reunião com diretores, gerentes e supervisores da Autoridade Portuária, na sede administrativa do Porto de Santos. Na ocasião, ele atualizou os projetos, metas e demais iniciativas da companhia em 2024, detalhando as providências para as obras do túnel, da Avenida Perimetral da Margem Esquerda, da Alemoa e da dragagem de manutenção, além de ações de zeladoria e relativas à relação Porto-Cidade.
Pomini falou ainda sobre a visita do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ao Porto de Santos no início de fevereiro, que poderá contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o anúncio oficial da obra do túnel.