Notícias
07/11/2023 - 12h33

Porto de Santos terá mais de 500 militares da Marinha para reforçar segurança


Fonte: A Tribuna On-line
 
Efetivo vai patrulhar o porto 24 horas por dia para coibir tráfico de armas e drogas
 
O Porto de Santos terá 535 militares da Marinha, que atuarão 24 horas, todos os dias, em todas as áreas do Porto Organizado de Santos, nos acessos terrestres e marítimo. O efetivo compõe a missão de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), instituída pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em portos e aeroportos no dia 1° de novembro. O objetivo da operação é coibir o tráfico internacional de drogas e armas e entre outros atos ilícitos.
 
Segundo o comandante do Grupo Tarefa Santos da GLO, contra-almirante fuzileiro naval Elson Luiz de Oliveira Góis, a Marinha atuará integrada com a Receita Federal, a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Autoridade Portuária de Santos (APS) e Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos-SP).
 
As autoridades envolvidas explicaram como será a atuação do efetivo, durante entrevista coletiva, no Cais da Capitania dos Portos de São Paulo, em Santos, na tarde desta segunda-feira (6). Além do Porto de Santos, a missão GLO também está sendo implementada nos portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí (RJ).
 
Em todo o País, a Marinha do Brasil contará com cerca de 1.900 militares e 120 meios, entre navios, como os navios-patrulha oceânicos, diversos tipos de embarcações e veículos do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), como os blindados de última geração JLTV e as viaturas blindadas especiais sobre Rodas 8x8.