Fonte: BE News
Durante visita ao Porto de Santos, ministro Silvio Costa Filho disse que estará na região para solenidade
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta sexta-feira (27), durante sua segunda visita ao Porto de Santos (SP), que deverá autorizar no mês de dezembro a ordem de serviço para o início das obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, localizado na Base Aérea de Santos.
“Uma grande satisfação voltar à região. E queria anunciar que no início de dezembro deveremos voltar aqui para a gente dar ordem de serviço do Aeroporto de Guarujá, que será fundamental para a região”, anunciou o ministro.
As obras correspondem à primeira fase do novo aeroporto da cidade. Essa primeira fase consiste em obras de infraestrutura, reforço estrutural dos pavimentos da pista de pouso e decolagem e pista de taxiamento, além de regularização das faixas de pista e áreas de segurança, drenagem, cerca operacional, barreiras de proteção de fauna, via de serviço e sinalização horizontal, entre outras.
De acordo com o prefeito Válter Suman (PSDB), após a abertura de envelopes para análise documental, cinco empresas foram habilitadas e o vencedor deverá ser conhecido no final de novembro.
“Vamos aguardar os próximos cinco dias para o período de avaliação. Depois, faremos a abertura dos envelopes das propostas comerciais, onde será feita a análise criteriosa, para anunciarmos a empresa vencedora”, comentou.
De acordo com o prefeito, a primeira fase das obras terá duração de seis a oito meses.
A expectativa é que entre o final de 2024 e início de 2025 o aeroporto tenha voos de jatinhos e turboélices com capacidade de até 90 passageiros.