Fonte: A Tribuna On-line
Silvio Costa Filho deve passar pelo complexo portuário santista na sexta-feira
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, irá detalhar nesta sexta-feira (27), em visita ao Porto de Santos, como serão investidos R$ 400 milhões em obras para o complexo portuário santista, em especial ligadas à infraestrutura viária. O roteiro do ministro na região ainda não está definido.
O valor e os projetos foram discutidos em reunião com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), realizada na última terça-feira, em Brasília. A secretária nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mariana Pescatori, também participou do encontro com Freitas e Costa Filho.
“Construímos com o governador investimentos na área de mobilidade urbana, que vão ajudar no modal de transporte ao Porto de Santos. São investimentos em todo aquele acesso viário que ajudarão no escoamento da produção”, afirmou o ministro, durante evento da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), também na Capital Federal.
Costa Filho também disse que irá conversar em breve com Freitas e com o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, para discutir “a obra estratégica que será feita com esses recursos que poderão ajudar na mobilidade”.
“O Governo do Estado está fazendo a articulação com a bancada federal (deputados e senadores) para pegar esses recursos do Governo Federal e alocar para o Porto de Santos”, revela o ministro de Portos e Aeroportos.
Túnel
O tema central da reunião a portas fechadas com o governador foi a construção do túnel Santos-Guarujá, o que pode indicar uma aproximação entre os governos Federal e do Estado, que têm a intenção de realizar a obra.
“A orientação do presidente Lula e do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, é cada vez mais ampliarmos as parcerias com os estados e municípios para levarmos obras e ações que melhorem a qualidade de vida da população”, escreveu Costa Filho nas redes sociais.
A obra, cujo valor foi atualizado para R$ 5,8 bilhões, está prevista no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da União - e é considerada a maior de infraestrutura do País entre as relacionadas no plano. Já a gestão paulista conta com os projetos básico e executivo do empreendimento, desenvolvidos pela extinta Dersa, em 2012, e que já têm licenças ambientais concedidas, mas que precisam ser revalidadas.
No último dia 14, A Tribuna publicou que a construção do túnel submerso está qualificada para integrar o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal, porque deverá ser viabilizada por meio de parceria público-privada (PPP), segundo informou o ministério na ocasião. A intenção do Ministério de Portos e Aeroportos e da APS é lançar o edital de concessão no próximo ano, com previsão de entrega para 2028.