Fonte: A Tribuna On-line
A primeira locomotiva começou a operar carga neste domingo (1º). A cessão da Fips é formada pela Rumo, MRS e VLI
A Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips) já está operando sob a nova concessão privada. A primeira locomotiva iniciou as operações neste domingo (1º), após a conclusão do processo de transição operacional entre a Portofer, então administradora, e a nova cessionária formada pela Rumo Logística, MRS Logística e VLI.
O lançamento oficial ocorrerá nesta terça-feira (3), às 12 horas, com parada na Praça de Nossa Senhora de Fátima, conhecida como a Praça da Santa, na Avenida Guilherme Weinschenck, sem número, em Outeirinhos, em frente ao Armazém de Bagagens do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini - Concais.
A Fips é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelas empresas Rumo, MRS e VLI. O contrato de cessão com a Autoridade Portuária de Santos foi firmado em dezembro do ano passado. Já o processo de transição operacional entre a Portofer e a nova cessionária iniciou em 5 de junho com conclusão prevista até 4 de setembro.
A cessionária privada terá que fazer um investimento inicial de R$ 891 milhões em cinco anos, com o objetivo de aumentar a capacidade atual quase esgotada de 50 milhões de toneladas por ano para 115 milhões de toneladas por ano. O projeto engloba 13 obras, incluindo a pera ferroviária da Margem Direita, em Santos.