Notícias

Embraport utiliza tecnologia QR Code para movimentação de cargas soltas

Fonte: Guia Marítimo
 
Novo sistema é utilizado para a operação de cargas soltas, especificamente no manuseio de trilhos de importação
 
A Embraport está utilizando a tecnologia QR Code (Quick Response code) para a operação de cargas soltas, especificamente no manuseio de trilhos de importação. Na operação, os trilhos são descarregados do navio e armazenados no pátio do terminal. Para carregá-los no caminhão, eles são agrupados em “fiadas” (nome dado a um conjunto de 12 trilhos presos a um spreader e transportado pelo RTG) que depois são posicionados sobre a carreta.  Cada caminhão pode transportar até duas fiadas de trilhos, totalizando um total de 24 unidades.
 
No processo anterior, um fiscal do terminal tinha a missão de anotar todos os números de série dos trilhos em uma prancheta e depois reportar estas informações manualmente à importadora da carga, para que assim seja possível monitorar o deslocamento das peças e também saber informações sobre o veículo responsável pelo transporte.
 
Para facilitar o processo, a companhia desenvolveu uma tecnologia que faz a leitura dos códigos existentes em cada um dos trilhos através do sistema QR Code. Por meio de um coletor de dados, o conferente registra as informações de maneira rápida e disponibiliza ao importador, tornando o processo mais rápido, eficiente e seguro.
 
Segundo a companhia, desde que ele passou a ser utilizado, em março deste ano, já foram manuseados mais de 37 mil trilhos de importação, assegurando um nível de 80% de acerto na leitura da carga, garantindo mais agilidade e segurança à operação.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar