"O momento é de reinvenção na Codesp", diz Caputo

Fonte: Intranet Codesp

CODESP SE PREPARA PARA MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Pessoal

Estamos perto de iniciar a mudança da Estrutura Organizacional da CODESP, uma das etapas mais importantes do Projeto Modernização da Gestão Portuária, que ao longo do tempo as pessoas passaram a chamar de projeto Deloitte. Processo semelhante está ocorrendo em outros 7 portos públicos, 4 vinculados à CDRJ e 3 à CDP. Os demais portos públicos virão logo a seguir, assim que começarmos a consolidar os primeiros resultados.

Como todos sabem, esse projeto, desenvolvido com a participação de muitos de nós, com o apoio metodológico da consultoria, visa melhorar a eficiência da CODESP, preparando-a para atuar melhor no cenário competitivo entre os portos públicos e privados, criado pela lei 12.815/2013.

O momento é de reinvenção. Não se trata de um discurso simples, de se abandonar paradigmas do passado, mas sim de se implantar transformações efetivas e profundas, a gestão por processos, a modernização e a automação de procedimentos, que vão garantir que o Porto continue batendo os recordes e consolidando sua posição de liderança no cenário nacional, mesmo continuando a ser um porto público, administrado diretamente pela União.

Entendo que qualquer mudança traz um certo grau de apreensão, e que as pessoas ficam ansiosas até se verem na nova estrutura, descobrirem quem serão seus chefes e que novos desafios lhes serão confiados. Isso ê natural do ser humano. Mas tenho certeza que, à medida que as mudanças forem sendo comunicadas e entendidas vai ficar bastante claro que todo esforço e recursos investidos até aqui foram para se obter uma estrutura melhor que a anterior, mais moderna e capacitada para oferecer as respostas que o momento exige.

Assim, pretendo usar este canal (Intranet) como principal veículo para me aproximar de cada um de vocês, para comunicar as mudanças e trazer todos os esclarecimentos que forem necessários, mantendo, como sempre fiz desde que cheguei aqui, minha porta aberta para receber qualquer um que necessite de um contato pessoal.

A partir de hoje mantenha-se atento a este canal, compartilhando e debatendo as informações com seus colegas. Nossa intenção é que as mudanças e modernização transcorram da forma mais tranquila possível.

Vou aproveitar esta primeira mensagem para já adiantar umas informações para vocês, que estarei detalhando nas próximas mensagens.

A nova estrutura continuará tendo 5 Diretorias, 15 Superintendências e 37 Gerências. Porém algumas dessas "caixinhas" serão bem diferentes das atuais, pois decorrem dos novos processos mapeados pelo projeto. Isso significa que, uma vez aprovado pelo CONSAD, o que deverá ocorrer em uma reunião extra, provavelmente no dia 13/07, o novo organograma poderá ser imediatamente implantado, pois dispensa a aprovação pelo DEST.

Estamos consolidando também o conceito da profissionalização da gestão e de valorização dos funcionários do próprio quadro da companhia, finalmente "escrevendo" aquela promessa que eu já tinha feito quando da discussão do Novo Estatuto (outra peça importantíssima da modernização em curso), para garantirmos 70 %, no mínimo, das vagas de livre provimento para o pessoal da casa. Aliás, esse conceito foi aprimorado e, para algumas posições relativas às atividades finalísticas da CODESP, o preenchimento sempre será preferencial para funcionários do quadro. Isso tudo ficará escrito num novo PCCFC - Plano de Cargos Comissionados e Funções de Confiança, esse sim, terá que ser submetido para aprovação da SEP e do DEST, após aprovado pelo CONSAD.

No próximo dia 8/7 estaremos apresentando e debatendo com os Superintendentes a proposta no nível que ela se encontra. Nesse

encontro ainda poderemos fazer alguns ajustes finais, caso a discussão mostre que algum ponto ainda pode ser melhorado.

Até aqui a proposta já foi apresentada ao Secretário Executivo da SEP e ao próprio Ministro, que a aprovaram, bem como aos líderes dos movimentos sindicais reunidos em Brasília, por ocasião das negociações do Acordo Coletivo, que também em nada se opuseram.

Por enquanto é só, vamos trabalhar com mensagens curtas para facilitar a absorção dos novos conceitos. Conto com vocês para promovermos essa grande transformação, que nos manterá na vanguarda do setor portuário nacional e nos posicionará com uma das referências mundiais de eficiência e produtividade.

Um forte abraço a todos.

Angelino Caputo e Oliveira
Diretor Presidente