Notícias

Exportador vê potencial em São Francisco do Sul

Fonte: Valor Econômico

Alternativa a Paranaguá no escoamento das exportações de soja, milho e derivados pela região Sul do país, o tradicional porto de São Francisco do Sul, ao lado de onde será o novo Terminal de Grãos de Santa Catarina (TGSC), também tem potencial para ganhar mais importância no tabuleiro logístico nacional a partir de investimentos considerados simples pelo segmento.
 
Sérgio Castanho Teixeira Mendes, diretor-geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), observa, por exemplo, que em São Francisco do Sul há apenas um fiscal federal agropecuário para realizar as vistorias dos navios graneleiros e as emissões dos certificados necessários para tornar viáveis os embarques. E esse único fiscal, realça Mendes, muitas vezes também não conta com os equipamentos básicos para a realização de seu trabalho.
 
"Esse ‘gargalo’ se torna ainda mais crítico no segundo semestre, por causa das exportações de milho. Um navio de milho exige a emissão de nove ou dez vezes mais certificados que um navio de soja", afirma Mendes. Segundo ele, em boa medida essa maior complexidade deriva do fato de o mercado importador do cereal ser muito mais pulverizado que o da oleaginosa. Além disso, fatores ligados à transgenia e aos destinos do milho muitas vezes também ampliam o número de documentações necessárias.
 
De acordo com dados fornecidos pela administração de São Francisco do Sul, o movimento de soja em grão no porto alcançou 4,8 milhões de toneladas em 2014, 20% mais que em 2013. Fontes do segmento observaram que essas exportações foram puxadas pela multinacional americana ADM. O movimento com farelo de soja caiu na comparação (62,6%, para 116,2 mil toneladas), e também houve retração no caso do milho – de quase 40%, para 2,1 milhões de toneladas.
 
De acordo com a avaliação da Anec, outro porto que pode ganhar muito movimento com poucos investimentos é o de Tubarão, em Vitória (ES), importante alternativa para os embarques da segunda safra de milho, que tem batido recordes sucessivos no país, liderada por Mato Grosso.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar