CUT ameaça convocar greve geral contra terceirização

Fonte: Valor Econômico

Contrária ao projeto de lei 4330, que regulamenta a terceirização para todas as atividades, a CUT promete intensificar nos próximos dias as mobilizações e não descarta a possibilidade de convocar uma greve geral caso o texto seja sancionado pela presidente Dilma Rousseff (PT). Para a central, as regras precarizam o emprego e ameaçam direitos dos trabalhadores.

Na quarta-­feira, a Câmara dos Deputados concluiu a votação dos destaques e enviou a proposta para o Senado. O presidente da central sindical, Vagner Freitas, já solicitou uma audiência com o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB­-AL), para tratar do tema.

A expectativa é de que ocorra um encontro entre os dois na semana que vem, antes do 1º de maio, na sexta-­feira, quando entidades sindicais aproveitarão o feriado do Dia do Trabalho para apresentar uma pauta de reivindicações dos trabalhadores e protestar contra a proposta que regulamenta a terceirização.

“O PL 4330 será a estrela dos atos do dia 1º. Vamos intensificar a campanha em cartazes, outdoors e pela internet, além das mobilizações por todo o país. Estamos analisando a ideia de realizar uma grande marcha até Brasília”, disse Freitas.

Junto com movimentos sociais e outras centrais sindicais, a CUT tem liderado um movimento nacional contra o projeto. Apesar da aprovação na Câmara, Freitas ressaltou que a campanha da entidade foi bem sucedida e reduziu gradualmente o apoio dos parlamentares ao texto.

“Seguiremos com a estratégia de denunciar os deputados que votaram a favor do projeto. Faremos o mesmo com os senadores, inclusive, iremos ao seus redutos­ eleitorais para apresentá-­los como traidores da classe trabalhadora”, afirmou o sindicalista.

Freitas manifestou otimismo com a hipótese de o texto ser engavetado pelos senadores. “Não acredito que passa no Senado, mas se isso acontecer, convocaremos uma greve geral. Vamos parar o país”, acrescentou.