Notícias

Impactos ambientais provocados pelo incêndio durarão pelo menos cinco anos

Fonte: DCI

Os impactos ambientais do incêndio poderão durar pelo menos cinco anos, contaminando plantas e animais. Além disso, com a emissão de poluentes na atmosfera, existe a possibilidade de ocorrência de chuvas ácidas, o que comprometeria a vegetação da Serra do Mar. O alerta é do zoólogo Marcelo Pinheiro, do Campus Litoral Paulista da Unesp.
 
De acordo com a Companhia Ambiental do Estado (Cetesb), até agora todos os esforços haviam sido concentrados no controle do incêndio e a avaliação dos danos ambientais terá início só depois do rescaldo.
 
Segundo Pinheiro, é provável que a situação da área de estuário e dos manguezais, que já era crítica, agora fique ainda pior. O gerente da Agência Ambiental de Santos na Cetesb, Carlos Eduardo Padovan Valente, afirma que ainda não foram detectadas alterações consideráveis na qualidade do ar da cidade. No entanto, a quantidade de oxigênio disponível na água foi reduzida dramaticamente e a temperatura subiu 7 graus acima do considerado tolerável para os peixes, o que provocou a morte de oito toneladas deles. "Desde domingo passado não temos mortes de peixes. Mas não sabemos quanto tempo vai demorar a recuperação", conclui.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar