Notícias

Pela 1ª vez, feirão limpa nome vai intermediar vagas de emprego

Fonte: Folha de S. Paulo

Em meio à crise, feirão limpa nome promovido pela Serasa Experian vai também intermediar vagas de emprego. Os feirões promovidos por empresas de informações financeira permitem que consumidores com dívidas em atraso renegociem os débitos.
 
Além de empresas financeiras e de varejo dispostas a oferecer melhores condições de pagamento de dívidas atrasadas, estará presente no evento, que ocorre no fim do mês, o CAT (Centro de Apoio ao Trabalho), que oferecerá serviços de intermediação de mão de obra, emissão da carteira de trabalho, inscrição em cursos de capacitação profissional e habilitação ao seguro-desemprego.
 
Como nas edições anteriores, haverá palestras gratuitas sobre educação financeira. Uma delas terá dicas e orientações sobre como não se endividar além da capacidade de pagamento e será ministrada por voluntários da Serasa. A outra será sobre quando a compra vira doença, ministrada por especialistas do Hospital das Clínicas de São Paulo.
 
RENEGOCIAÇÃO
 
O feirão terá versões presencial e on-line. Será a sexta edição física do evento, que ocorre há três anos. É possível renegociar débitos de cartão de crédito, telefonia, concessionárias, energia e varejo, por exemplo.
 
Na última, em novembro de 2014, foram oferecidos abatimentos de até 95% nas dívidas e prolongamento de prazos para quitação em até 36 meses. Participaram do feirão presencial 20 mil pessoas e, do virtual, 2,7 milhões de consumidores.
 
De acordo com Júlio Leandro, superintendente do setor de consumidores da Serasa, negociar a dívida frente a frente com os credores aumenta as chances de um acordo satisfatório.
 
"Cada empresa vai oferecer uma proposta individualizada, com o objetivo de facilitar a conversa e proporcionar um bom resultado ao final do acordo", diz.
 
COMO PARTICIPAR
 
O feirão presencial vai acontecer em São Paulo, entre 28 de abril e 2 de maio. Basta levar CPF e RG e consultar a relação de débitos no dia do evento. Para participar da versão on-line, é preciso entrar no site entre 28 de abril e 8 de maio (a versão via internet dura mais dias) e preencher um cadastro. O consumidor terá acesso à lista com todas as empresas com as quais ele possui pendências e que estão participando do feirão.
 
Ao clicar no nome da empresa, a pessoa verá os dados da dívida em aberto e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). A partir daí, é possível entrar em contato direto com as empresas e negociar. Algumas empresas vão se adiantar, deixando propostas de renegociação prontas. Nesse caso, o consumidor pode aceitar a proposta e emitir o boleto pelo site ou abrir uma negociação.
 
OUTROS SERVIÇOS
 
Também estarão presentes ao evento físico o Centro de Integração da Cidadania, emitindo segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, e o Juizado Itinerante do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para dar orientação sobre direito do consumidor, planos de saúde, cobranças, conflitos de vizinhança e acidentes de trânsito.
 
Feirão Limpa Nome
Data: de 28 de abril a 2 de maio
Horário: das 8h às 18h
Local: Ceu Caminho do Mar (Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5.241, Vila do Encontro, São Paulo) 
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar