Notícias

Lucro da Codesp cai

Fonte: A Diretoria



Primeiro, temos que parabenizar o Jornal A Tribuna pela excelente matéria na edição de hoje, sexta-feira, Caderno Porto e Mar, sob o título “Lucro da CODESP cai 84,78% e direção prepara corte de gastos”. A matéria abre os números da Empresa e possibilita ao seu Presidente, dar as explicações que entendeu necessárias. Em nossa opinião, não ficamos convencidos em nada, com as declarações do Presidente.
 
Os números apresentados no Jornal A Tribuna de hoje, simplesmente traduzem os que já sabíamos há alguns meses, ou seja, que a empresa vinha “descapitalizando” seu caixa, o seu saldo financeiro, para continuar operando mês a mês.
 
Infelizmente, mais uma vez, temos que ser críticos com relação a atuação desta Diretoria da CODESP, porque só agora, em março de 2015, a Diretoria se manifesta sobre o assunto, sendo que, mensalmente os técnicos da Empresa atualizam os dados referentes a movimentação, custos, arrecadações, despesas.
 
Deveria ser uma obrigação dos Gestores, tendo acesso aos dados mensalmente, se antecipar, tomar medidas preventivamente, e não ficar inertes, aguardando o balanço anual da empresa, para anunciar medidas depois que os cofres foram esvaziados.
 
Na matéria o Presidente da CODESP deveria explicar melhor, porque a movimentação de cargas reduziu em 2,6% provocando decréscimo na receita, mas em contrapartida, as despesas operacionais subiram 73% e os custos de serviços aumentaram 25%.
 
O Presidente Caputo na matéria fez questão de ressaltar os aumentos decorrentes da implantação do novo plano de cargos e salários, ocorrido em agosto 2013, como que atribuindo a culpa aos empregados. Porém, não explicou que, foram justamente as despesas administrativas que tiveram uma redução de 17%.
 
Não ter apego aos cargos, e sim, coragem de enfrentar políticos de Brasília que os indicaram, como a Senadora Grace Hoffiman , que a nova Lei dos Portos, 12.815, prejudicou as finanças das Cias. Docas alterando o conceito de cobrança de arrendamentos, de melhor preço passando para maior movimentação.
 
Imagina então, perdendo-se as tarifas de dragagem e acesso ao canal do Porto como pretendem agora. Será praticamente como decretar as falências das Cias. Docas em todo o Brasil, pois, essas tarifas representam 28% de todo o faturamento.
 
Acreditamos na competência do corpo técnico da empresa, e entendemos que, o Presidente deveria criar urgentemente um grupo de trabalho técnico e especializado, aceitando sugestões de todos os empregados.
 
O SINDAPORT também se prontifica a receber as sugestões que nossos companheiros quiserem nos enviar pelo nosso site, www.sindaport.com.br, para até o dia 02 de abril, estarmos enviando através de oficio para a CODESP.
 
Como, ponto de partida, sugerimos:
 
•  Que a CODESP entre com ação civil publica contra a União cobrando o devido repasse dos pagamentos feitos pela Empresa para as empreiteiras, a titulo de obras do PAC;
 
• Cancelamento de todos os contratos de terceirizados, incluindo, os cargos de confiança contratados não empregados, que são: 07 Superintendentes, 05 Gerentes e 04 Assessores;
 
•  Suspender todos os contratos de assessorias e estudos, por no mínimo 06 meses;
 
•  Excluir uma Diretoria e toda sua estrutura;
 
•  Suspender ajuda de custo do tipo: auxilio moradia, auxilio gasolina, auxilio pedágio;
 
•  Reduzir em 70% despesas com viagens e passagens aéreas;
 
•  Reduzir em 50% o gasto com combustível (o preço da gasolina pago pela CODESP deve estar entre as mais caras do Brasil);
 
•  Reunião mensal do CAP nas dependências da CODESP, para suspender as despesas do imóvel usado;
 
•  CENEP, do qual a CODESP não é o órgão instituidor, que todos os custos e responsabilidades sejam repassados a Prefeitura e os empregados retornem aos locais de origem.
 
E por último, uma pergunta que não quer calar.
 
Houve lucro financeiro menor que no ano passado, porém as metas operacionais do PLR não foram atingidas, com isso, os empregados não receberão PLR.
 
Os Diretores não recebem PLR como os empregados, mas, recebem bônus salariais, até duas remunerações, se atingirem as metas por eles mesmos determinadas.
 
Esse “bônus” será pago para a Diretoria?
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (4)

José Arnaldo Santos
Data: 30/03/2015 - 17h04
O lucro da CODESP caiu mas os diretores estão em alta vão ganhar até bônus (dois salários a mais) por atingir a metas, em 2014..que metas são essas que provocaram a queda do lucro.
Valdecyr J. F. da Silva
Data: 30/03/2015 - 06h39
Parabéns ao companheiro Cirino e demais dirigentes do Sindaport pela combatividade. A Docas não esteve no vermelho nem nos tempos em que tinha mais de 15 mil funcionários em seus quadros. E agora com menos de 1.500 vai estar ???????? Que gestão, hein.....
Ademir - aposentado
Data: 29/03/2015 - 21h39
Lembrando a frase de Jarbas Passarinho, "Às favas, senhor presidente, neste momento, todos os escrúpulos de consciência", ou será que alguém ainda tem dúvidas de que o bônus será religiosamente creditado na contra corrente dos dirigentes da Codesp, enquanto os empregados ficam a ver navios...
José Carlos Dias
Data: 29/03/2015 - 20h35
Esse discurso do presidente da Codesp é conversa para inglês ver. Está claro que o objetivo é tentar inviabilizar a empresa economicamente para depois entregar para a iniciativa privada.


Compartilhe



Voltar