Líder do PDT indica novo secretário do Ministério do Trabalho

Fonte: Valor Econômico

Em mais um gesto para agradar a base aliada, a presidente Dilma Rousseff substituiu nesta quarta-feira o secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por uma indicação do líder do PDT na Câmara dos Deputados e vice-presidente nacional do partido, André Figueiredo (CE). O novo número dois da Pasta será Francisco Ibiapina, filiado ao PDT desde 2013 e ex-superintendente Regional do Trabalho (SRT) do Ceará.

Figueiredo afirma que a nomeação foi feita em comum acordo com o ministro e não representa uma indicação da bancada. “Foi uma indicação partidária, não é um quadro da bancada porque a função é técnica”, diz. “O novo secretário é um gestor muito qualificado, já foi do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará e é auditor fiscal do trabalho de carreira.”

Ibiapina vai substituir Nilton Fraiberg, que era subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração e foi nomeado interinamente para a secretaria-executiva do ministério em novembro de 2013, quando o então secretário, Paulo Pinto, foi demitido por suspeita de participar de irregularidades na liberação de convênios da Pasta.

Fraiberg, segundo representantes de centrais sindicais, tinha pouca participação em negociações da Pasta e cuidava mais de assuntos internos. A mudança não deve representar grandes mudanças na gestão, avaliam, porque o próprio ministro, Manoel Dias (PDT), está enfraquecido e a principal secretaria do ministério, que cuida da liberação de sindicatos, está nas mãos do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).