Projeto moderniza gestão das Docas

Fonte: AssCom SEP

As Companhias Docas do Estado de São Paulo (CODESP), Rio de Janeiro (CDRJ) e Pará (CDP) estão em fase de modernização. Fazem parte do Projeto de Modernização da Gestão Portuária, um conjunto de ações que têm como principal objetivo a melhoria de gestão das Companhias Docas. Em andamento desde maio de 2014, o Projeto tem como escopo a revisão de processos, de diretrizes de sistemas, de regras de governança e de políticas de pessoal. As diretrizes e recomendações da SEP para os novos processos foram apresentadas nesta terça-feira (24/02) para os representantes das três empresas. A próxima etapa é propor um novo modelo de gestão.

Atendendo à orientação do novo marco regulatório do setor – a Lei 12.815 – a Secretaria de Portos (SEP/PR) contratou serviços de consultoria da empresa Deloitte para o desenvolvimento e implementação de melhorias na gestão portuária na CODESP, CDRJ e CDP. A finalidade desta ação é promover um salto de qualidade em todo o setor portuário nacional, colocando a administração das Companhias Docas em um novo patamar de competitividade e eficiência.

A primeira etapa da consultoria foi o mapeamento dos processos dentro das Companhias, a fim de diagnosticar aqueles que são de negócios das empresas. Foram identificadas oportunidades de melhorias, racionalizando etapas, introduzindo novas ferramentas de tecnologias de informação, propondo integração de etapas e processos na gestão dos portos. Em outubro de 2014, a equipe da empresa Deloitte apresentou os diagnósticos realizados nos processos internos das Companhias.

Também em 2014, a SEP/PR foi buscar modelos de gestão dos portos internacionais para dar subsídios ao Projeto de Modernização. Uma equipe composta de representantes da Secretaria, da CODESP e da Deloitte realizou visitas aos portos de Barcelona, na Espanha, Porto de Leixões e Lisboa em Portugal, Cingapura, Busan, na Coreia do Sul, Hong Kong, na China e Los Ângeles e Long Beach, nos Estados Unidos.

Agora, a SEP está consolidando os modelos de gestão para serem implementados. “As propostas foram apresentadas a todas as diretorias da Secretaria em uma série de conversas que promovemos para validarmos o modelo”, explica Jean Paulo Castro e Silva, diretor do Departamento de Gestão e Logística Portuárias da SEP/PR. Uma vez redefinidos os processos futuros, serão iniciadas as atividades referentes à definição das novas estruturas organizacionais, bem como a produção de novos normativos e revisão dos já existentes, com base nas mudanças a serem implementadas.

Para o Ministro da SEP/PR, Edinho Araújo, o principal objetivo é desenvolver e implementar processos mais eficientes para melhorar a gestão portuária. “Vamos implementar as mudanças e as recomendações de planos de melhoria para a modernização dos processos administrativos internos às Companhias Docas. Estamos monitorando todas as fases do projeto. Algumas dessas inovações já estão em curso na CODESP, como o plano de remuneração variável dos dirigentes, condicionado ao cumprimento de metas de gestão”, explica.

Segundo Ricardo Ono, diretor da Deloitte, a principal mudança está no papel das Companhias Docas. “Uma das nossas principais preocupações nesse trabalho foi de deixar claro qual o papel das Companhias Docas. O que se espera das Companhias e que tipo de supervisão a SEP deveria ter. Nós entendemos que uma das causas da ineficiência são as sobreposições e áreas de atuação que não estão claramente definidas”, explica. No novo modelo, os papéis estão redefinidos e claros.

“É um desafio muito grande porque estamos tentando mudar a cultura de gestão que está enraizada nas Companhias Docas. Não vai ser fácil, mas é um trabalho que está sendo muito bem coordenado. Não é apenas a consultoria que está fazendo isso, mas os dirigentes estão apoiando muito e eles são aliados neste estágio de mudança”, explica Ono. A Deloitte vai acompanhar a primeira fase de implantação dos novos modelos, priorizando algumas ações e estabelecendo um cronograma.

Edson Dias dos Santos
Data: 27/02/2015 - 11h49
Concordo com voce, Antonio Carlos. Aliás, nada por aqui muda. É um entra e sai e, tudo continua na mesma.
antonio carlos paes alves
Data: 26/02/2015 - 12h08
Com esse monte de gafanhotos que estão na CODESP, mesmo contratando mil consultorias nada melhorará.