Notícias

Consultoria corta previsão para safra de soja

Fonte: Valor Econômico

O tempo seco em importantes regiões produtoras levou a consultoria Agroconsult a revisar para baixo sua previsão para a safra 2014/15 de soja no Brasil, que está em início de colheita. A nova estimativa, divulgada ontem, aponta para uma produção de 93,93 milhões de toneladas, aquém das 94,7 milhões indicadas no mês passado. Se confirmado, o volume será 9% superior ao de 2013/14.
 
De acordo com André Pessôa, sócio-diretor da Agroconsult, uma das maiores preocupações é com o oeste da Bahia, que enfrenta problemas com a baixa umidade pelo quarto ano seguido. "Na primeira quinzena de janeiro, choveu apenas 9 milímetros (mm) na região de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. As lavouras vinham bem, mas requerem mais umidade", observou o analista, em encontro com jornalistas.
 
A estiagem preocupa também no sul do Piauí e no noroeste de Minas Gerais. Para o sul do Maranhão, as previsões são mais otimistas até o fim do mês. "Mas a maior parte das lavouras da região já está com déficit hídrico há mais de 15 dias, o suficiente para causar estragos. A partir de 20 dias, as perdas crescem em taxas geométricas, para quase um saco por dia", afirmou Pessôa.
 
Entretanto, os campos de soja do Sul do país apresentam boas condições e devem contribuir para evitar perdas mais severas na colheita total, na avaliação da Agroconsult. Em Mato Grosso, maior produtor nacional da oleaginosa, a consultoria também não está computando perdas, ao menos por ora, apesar das chuvas abaixo da média. "Lá costuma chover muito, e mesmo chovendo menos, ainda está no limite mínimo necessário para o bom desenvolvimento das lavouras", disse Pessôa.
 
Para o milho, a Agroconsult estima uma colheita de 29,96 milhões de toneladas na primeira safra 2014/15, recuo de 5% ante o ciclo anterior - basicamente em função da redução de área. Quanto à segunda safra (safrinha) do grão, que será plantada na sequência da colheita de soja, a expectativa é de uma produção de 50,02 milhões de toneladas no país, incremento de 4% na mesma comparação.
 
Pessôa avalia que o atraso inicial no plantio da soja (entre o fim de setembro e início de outubro de 2014) não deve gerar grandes obstáculos à semeadura do milho safrinha, como se cogitava. "O mercado de milho também melhorou significativamente de lá para cá, influenciado pela taxa de câmbio".
 
Nos cálculos da Agroconsult, a safra 2014/15 de grãos brasileira totalizará 200,18 milhões de toneladas, aumento de 4,5% em relação ao ciclo anterior. "Mas o viés é de baixa. Se as condições climáticas não se normalizarem, bateremos na trave [das 200 milhões de toneladas] de novo", concluiu. A Agroconsult atualizará suas projeções a partir de dados de campo que coletará no Rally da Safra, expedição técnica anual promovida pela consultoria, que começará sua 12ª edição no fim de janeiro.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar