Codesp realiza seminário de prevenção a incêndios no Porto de Santos

Fonte: AssCom Codesp

Está sendo estudada a aplicação de normas para especificação do açúcar, de forma que o produto fique menos sujeito a combustão

A Codesp realizou nos dias 17 e 18 de dezembro, o seminário “Prevenção e combate a incêndios em terminais de movimentação de açúcar a granel no Porto de Santos”. Os primeiros debates sobre o assunto trouxeram a experiência dos sinistros já ocorridos.

A apresentação do Major Daniel Tenório dos Santos, do 6º Grupamento dos Bombeiros de Santos trouxe um resumo histórico dos eventos ocorridos desde o ano passado e relembrou um incêndio havido no armazém XV (externo) em 1999, quando aquela instalação ainda era operado pela Codesp. O Major Daniel ressaltou  que a prevenção progrediu desde aquela época. “Nos últimos eventos, as paredes dos armazéns atingidos resistiram ao calor, o que não aconteceu em 1999”, explicou.

Em seguida, o gerente de Operações do Terminal Exportador de Açúcar do Guarujá (Teag), Fábio Francisco, apresentou um resumo dos registros do incêndio ocorrido naquele terminal em agosto deste ano. “Muitos prejuízos foram evitados com a experiência trocada após o incêndio da Copersucar” (ocorrido em outubro de 2013), quando uma área de 42 mil metros quadrados foi atingida pelo fogo. Após aquele sinistro, o Porto de Santos intensificou a prevenção a incêndios nos terminais açucareiros. O evento contou ainda com um debate entre palestrantes, representantes do Corpo de Bombeiros e do Teag.

A tarde a União das Indústrias de Cana-de-Açúcar abordou as características físico-químicas do produto e o risco de combustão. Foram realizados, também, estudos de caso dos outros dois incêndios ocorridos de outubro até o final deste ano e um debate sobre normas de prevenção a serem adotadas.

O segundo dia do seminário trouxe o relato das empresas Copersucar e Cosan sobre os incêndios ocorridos em seus terminais açucareiros. Além do combate às chamas, as empresas procuraram destacar a preocupação em evitar a contaminação do estuário pelos resíduos gerados no sinistro.

Thiago Coutinho, da Copersucar, apresentou um histórico do incêndio ocorrido em outubro de 2013, o qual foi o maior dos últimos tempos, atingindo área de 42 mil metros quadrados.  Ele destacou a ação da empresa no combate ao fogo, contenção dos resíduos, estocagem do material atingido e limpeza dos locais. “O Plano de Auxílio Mútuo do Porto de Santos se mostrou muito eficiente. Seus representantes foram os  primeiros a chegar ao local e permaneceram um mês conosco, dando apoio ao pós-incêndio”, ressaltou. Como fruto dessa experiência, Coutinho afirmou que a Copersucar está elaborando um novo projeto de combate a incêndios, incluindo projetores de água para resfriamento e válvula de dilúvio utilizando água do estuário - com posterior limpeza com água doce -, canhões de água para os armazéns e instalação de lâmpadas tipo led, que emitem menos calor.

A segunda apresentação foi da Rumo Logística, cujo terminal foi atingido por um incêndio em agosto deste ano. Também houve o relato de dados sobre o acontecimento  e as iniciativas para prevenção de eventos futuros. “Essa experiência impactou todos os terminais. Hoje a preparação melhorou, todos  os  terminais tem uma atenção muito grande ao combate de incêndios”, afirmou o engenheiro.

De acordo com a superintendente de Saúde, Segurança e meio Ambiente da Codesp, Alexandra Grotta, está sendo estudada a aplicação de normas para especificação do açúcar, de forma que o produto fique menos sujeito a combustão. “A Codesp está atuando como representante do Porto de Santos para, juntamente com os produtores, estabelecer especificidades para o açúcar”, disse Alexandra.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e  Etanol (Unica) apresentou no seminário, na tarde de ontem, os dados sobre o produto. O açúcar está mais fino e, consequentemente, mais seco. Esta condição gera mais partículas e traz mais riscos de fogo. Uma granulometria deverá ser estabelecida a fim de haver uma estocagem e um manuseio mais seguro.

ALUISIO DE SOUZA MOREIRA
Data: 20/12/2014 - 16h22
Com muita competência, vontade, determinação, conhecimento e dedicação, sabemos que os empregados, como o saudoso Guanito e tantos outros expertises do sistema porto, continuarão a construir e a fomentar as análises, reduções, respostas e gerenciamento desses riscos. O propósito é só um, aumentar o nível de serviço portuário de Santos.
ALUISIO DE SOUZA MOREIRA
Data: 19/12/2014 - 22h04
Com muita vontade, determinação, conhecimento e expertise das equipes formadas por empregados, como o saudoso Guanito e tantos outros, que tanto construiram, e mais construirão, para as análises, redução e gerenciamentos desses riscos.