Notícias

Confraternização de fim de ano no trabalho exige cuidados; veja dicas

Fonte: Extra


 
As confraternizações de fim de ano são frequentes na maioria das empresas brasileiras. Apesar do momento de descontração com os colegas de trabalho e chefes, é preciso tomar cuidado com o comportamento adequado e a postura que deve ser adotada nestas festas. Os especialistas em Recursos Humanos lembram que o bom senso é fundamental na hora de celebrar a chegada do Natal e Ano Novo, sem prejudicar a imagem do profissional.
 
Carolina Coelho, responsável pela área de RH da HProjekt, afirma que a precaução para a festa de fim de ano da empresa começa ao escolher a roupa para a celebração:
 
— Muitas vezes, as pessoas exageram nos trajes e acabam utilizando roupas muito extravagantes, curtas, coladas ou muito decotadas. Lembre-se que, apesar de não estar fisicamente no ambiente de trabalho, as pessoas que lá estão são da empresa.
 
A psicóloga ressalta que também é recomendado ser comedido ao se relacionar com os colegas de trabalho:
 
— Festas são ambientes propícios para paqueras. Algumas empresas proíbem relacionamentos na organização, outras não. Caso se envolva com algum colega de trabalho, procure ser discreto, seja qual for a regra ou política de sua empresa. Você não vai querer ser o assunto da próxima semana, né?
 
Segundo ela, a dica pela discrição também vale para casais que já estão com o relacionamento formalizado. Por outro lado, a festa é um bom momento para o networking, ou seja, fortalecer a rede de relacionamentos profissionais:
 
— Esta é uma das melhores oportunidades que você terá para conversar com pessoas que ainda não tem proximidade, conhecer pessoas de outras áreas ou filiais ou ainda perceber que aquele chefe “bravo” ou exigente que você tanto teme é uma pessoa muito bacana — afirma Carolina.
 
Já a diretora de Recursos Humanos da empresa Mira, Fatima Mangueira, destaca que é preciso ser educado com todos os outros convidados e, claro, evitar fofocas:
 
— Seja simpático com todos, indistintamente do cargo que a pessoa ocupa. Seja discreto, não faça comentários pessoais seus, tampouco dos seus colegas.
 
A especialista explica que os profissionais podem optar por bebidas alcoólicas, mas com bom senso:
 
— Tenha controle do que bebe, lembre-se que você vai encontrar essas pessoas no escritório no dia seguinte.
 
Carlos Eduardo Pereira, psicólogo e sócio-fundador da empresa Top Quality, acrescenta que, mesmo precisando ter moderação com a postura, o funcionário deve ir ao evento:
 
— Por mais que deva ter precauções em relação ao seu comportamento, é melhor ir e se fazer presente, do que se trancar em seu mundo e não participar das comemorações.
 
Além disso, ele lembra que é melhor falar sobre amenidades e procurar outros interesses em comum com os colegas e chefes do que se focar em assuntos relacionados ao emprego:
 
— Evite falar excessivamente de trabalho. Você não está no escritório! Não se aproveite do momento de descontração para pedir aumento ou promoção. Esse não é o lugar para pleitear tais coisas. Utilize tal situação para melhorar sua imagem, não para pedir coisas.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar