Uma boa notícia antes de terminar o ano

Fonte: AssCom Sindaport / Denise Campos De Giulio

Os participantes e assistidos do Portus - Instituto de Seguridade Social dos Portuários - receberam uma ótima notícia na tarde desta quarta-feira. Isto porque o Congresso Nacional aprovou o PLN 06/2014, que destina R$ 333 milhões à instituição. O repasse do valor será feito através da Secretaria de Portos (SEP).

O anúncio foi feito pelo deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB) que, depois de abraçar a causa em defesa dos portuários, fez questão de telefonar para os presidentes do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), e da Associação dos Participantes do Portus (APP/Santos), respectivamente, Everandy Cirino dos Santos e Odair Augusto.

A decisão foi bastante comemorada por Cirino, que preside o sindicato majoritário dos empregados da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). "Quem acompanha de perto a luta dos companheiros que contribuíram durante anos, e que agora, de alguma forma, dependem do repasse do Portus, sabe das dificuldades e da luta que travamos contra o Governo Federal".

Afirmando que o aporte aprovado trata-se de apenas "mais uma batalha vencida", o dirigente destacou o importante papel desempenhado pelo presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), em Brasília, Eduardo Guterra. "Atuante e Incansável na defesa dos interesses dos patrocinados".

O sindicalista também ressaltou a relevante atuação dos dirigentes da União Nacional dos Participantes do Portus (Unapportus), bem como dos diversos sindicatos representativos e associações dos participantes da previdência complementar dos portuários. Já o deputado Faria de Sá foi qualificado por Cirino como um "legítimo portuário, cujo compromisso com a categoria em geral dispensa maiores comentários".

Segundo Cirino, apesar de importante o novo repasse aprovado não representa uma solução definitiva para o problema que se arrasta há anos. "Hoje estamos comemorando, mas temos que ter a consciência que o valor servirá apenas para amenizar a caótica situação e para que os compromissos de 2015 sejam honrados". Nesse sentido, disse que a categoria deve se manter mobilizada até que a saúde financeira do Portus seja totalmente sanada.

No último dia 11, através da Portaria nº 664, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC -  prorrogou até o dia 18 de fevereiro de 2015 a intervenção no Portus, que teve início em agosto de 2011.

REGINALDO RAUL FERREIRA
Data: 18/12/2014 - 20h01
Lindo, para quem tem o Portus como previdência complementar....
Enquanto essa intervenção continuar, os outros funcionários não podem aderir ao Portus e a CODESP não pode entrar com outra previdência privada....
Ou seja, cada ano que passa, mais ferrado ficamos.
José Arnaldo Santos
Data: 18/12/2014 - 17h01
Isso realmente é uma boa notícia, parabenizo todas as entidades de classe envolvidas, em especial a APPSANTOS e o SINDAPORT. Aproveitando a oportunidade, essas entidades devem também pedir apoio ao Deputado Federal - Arnaldo Farias de Sá, pra defender os estudos feitos por técnicos da CODESP, sobre a Reserva de Tempo de Serviços Anteriores - RTSA, esses estudos tinham como objetivo a revisão do valor RTSA. Convém ressaltar que esse trabalho foi aprovado pela Diretoria da CODESP e pelos seus Órgãos Colegiados. Essa revisão foi atendida pelo PORTUS através da GLOBAL PREV e convalidada pela Consultoria Atuarial Mercer contratada pelas Companhias Docas, patrocinadoras e devedoras do Instituto, cujo valor hoje deve estar em de R$ 1,7 bilhão, aproximadamente.