Maior navio-guindaste do mundo pode carregar 48 mil toneladas

Fonte: O Estado de S. Paulo

Pieter Schelte foi construído na Coreia do Sul por encomenda de uma empresa de navegação suíça e custou US$ 2,97 bilhões

O maior navio-guindaste do mundo, com 382 metros de comprimento e 124 metros de largura, deixou o estaleiro de Okpo, na Coreia do Sul com destino ao porto de Rotterdam, na Holanda, onde deve chegar na primeira semana de janeiro.

O navio Pieter Schelte foi construído pela Daewoo Shipbuilding em pela Marine Engineering e custou US$ 2,97 bilhões. Ele foi encomendado pela empresa suíça Allseas, especializada em instalação de dutos offshore e construção submarina.

O navio tem equipamentos capazes de levantar estruturas de até 48 mil toneladas. A força é três vezes superior à dos navios similares existentes até hoje.

A embarcação vai ser usada para remoção de plataformas de petróleo e gás no mar do Norte, mas ele poderá ser usado futuramente também na instalação de plataformas marítimas.

Diferentemente dos petroleiros ou navios para contêineres, o navio-guindaste tem dois cascos unidos por uma estrutura, sistema que dá estabilidade quando ele precisa erguer grandes pesos.

A Allseas diz que vai construir um navio ainda maior que o Peieter Schelte, com 400 metros de comprimento e 160 metros de largura, capaz de sustentar um peso de até 77 mil toneladas. A nova encomenda deverá ficar pronta até 2020.

Polêmica. O Pieter Schelte chegou a ser anunciado como o maior navio do mundo – mas o título é contestado.

A maior embarcação flutuante atualmente em operação é o Prelude Shell, uma longa plataforma de 488 metros usada na produção de gás natural liquefeito. Ele está ancorado em um porto sul-coreano. Mas ele não tem capacidade de locomover-se, por isso muito contestam que ele seja um navio.

O maior navio com motor próprio mais longo do mundo atualmente é o Maersk Triple E, que pertence a uma família de navios para transporte de contêineres da Maersk. Ele tem 400 metros de comprimento, 59 metros de largura e 73 metros de altura.