Palavra de presidente

Fonte: A Diretoria

Não fomos buscar informações com intermediários e tampouco estamos falando que ouvimos dizer. Há aproximadamente 40 dias os diretores do Sindaport participaram de uma importante reunião com o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo, Angelino Caputo, na sede da empresa.

Na pauta principal do encontro as promoções dos empregados da Docas paulista, entre outros assuntos. Como de costume, os dirigentes foram rápidos e objetivos ao questionarem o mandatário se no mês de outubro a estatal portuária promoveria o tão aguardado processo de promoções observados os critérios de merecimento.

Ao responder categoricamente que o procedimento seria aplicado no mês em curso, o gestor Caputo  fez questão de esclarecer que as promoções não seriam destinadas de forma automática a todos os colaboradores aptos, ao contrário do que ocorrera nos anos anteriores.

Disse o presidente da Autoridade Portuária que, para 2014 seriam levados em consideração critérios de avaliação mais seletivos e apurados, balizados através de um questionário que, segundo ele, estava em fase de conclusão visando à obtenção de uma melhor análise de desempenho.

Mesmo não concordando plenamente com tal posição, uma vez que entendemos que o processo de avaliação de desempenho deveria ter sido levado ao conhecimento de todos os empregados no inicio do ano, temos que reconhecer que o mecanismo está previsto no Regimento do PCES - Plano de Empregos, Carreira e Salários.

Ao final da tarde desta segunda (27) e principalmente no decorrer da terça surgiram diversos comentários dando conta de que as promoções por merecimento não seriam efetivadas no mês de outubro, ao contrário do que havia afirmado o presidente Angelino Caputo.

Ao tomarmos conhecimento dos boatos oriundos da sempre infalível "rádio peão, o fenômeno da comunicação", imediatamente expedimos oficio para a direção da companhia abordando o tema e questionando a não aplicabilidade do procedimento anteriormente anunciado pelo administrador do maior e mais importante porto do País.

Ressaltamos em nosso oficio que desde a implantação do outrora denominado PUCS (Plano Unificado de Cargos e Salários), em 1989, todos os anos os empregados concorreram para as vagas de promoções por merecimento no mês de abril, procedimento que posteriormente passou a ser consolidado no mês de outubro.

Importante destacar que no entendimento dessa diretoria sindical os mesmos mecanismos que haviam no plano anterior referentes às promoções estão no novo PECS. Portanto, tem a Codesp a obrigação de cumprir o que ela mesma (empresa) escreveu em seu plano de cargos.

E ainda, se a empresa distribui para todos os gerentes questionários de avaliação funcional fica evidente que se criou uma expectativa positiva em torno do assunto.

Assim sendo, desde já ficamos no aguardo de uma oportuna resposta da Codesp, lamentando profundamente que seus principais gestores  não aprenderam a respeitar as sempre saudáveis relações que norteiam o capital e o trabalho, considerando, sobremaneira, que os prazos para os levantamentos que a empresa precisaria efetuar objetivando a consolidação das promoções já se esgotaram.

Bons tempos aqueles em que os empregados da Codesp podiam acreditar na ”PALAVRA DO PRESIDENTE”.