Projeto de terminal de granéis em SC recebe licença ambiental

Fonte: Portos e Navios

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu nesta quarta-feira (22), a licença prévia do terminal de granéis de Santa Catarina (TGSC), localizado na Baía da Babitonga, no litoral norte do estado. O complexo contará com estrutura para descarga de granéis sólidos e terá capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas anualmente.

O empreendimento, que receberá investimentos privados de R$ 600 milhões, tem como sócios a Logz Logística, a Litoral Soluções e o grupo chinês Hopefful. A previsão do consórcio é que os serviços de terraplanagem tenham início até o final de 2014. O prazo de construção do terminal será de 18 a 24 meses.O início de operação está previsto para safra de 2017.

O projeto prevê dois berços de atracações para navios graneleiros tipo panamax e capsizes, estrutura para armazenagem completa, capacidade estática para 250 mil toneladas métricas, capacidade de embarque com dois shiploaders (carregadores) para quatro mil toneladas por hora. O licenciamento teve assessoria jurídica da Dietrich Advocacia Ambiental.