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Para Antaq, terminais têm liberdade de preços

Fonte: Valor Econômico



Após sucessivas discussões sobre a nomenclatura correta de cobrança pela prestação de serviço portuário o governo tenta acabar com a dúvida. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) publicou, também ontem, resolução definindo que os terminais e os operadores cobram dos clientes preços e não tarifas (preço público).
 
Já as administrações dos portos organizados cobram tarifas pela utilização da Infraestrutura ou contratação de serviços no porto público - como por exemplo, dragagem.
 
Após sucessivas discussões sobre a nomenclatura correta de cobrança pela prestação de serviço portuário o governo tenta acabar com a dúvida. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) publicou, também ontem, resolução definindo que os terminais e os operadores cobram dos clientes preços e não tarifas (preço público).
 
Já as administrações dos portos organizados cobram tarifas pela utilização da Infraestrutura ou contratação de serviços no porto público - como por exemplo, dragagem.
 
Exportadores e importadores vêm contestando os aumentos dos valores cobrados por terminais argumentando que eles deveriam obedecer aos critérios de tarifa, porque seriam serviços concessionados. Mas a Antaq entende que concessão diz respeito apenas a portos organizados inteiros, o que não se aplica aos arrendamentos e operadores, que exploram áreas dentro dos portos - e não a totalidade do conjunto aquaviário.
 
"Agora existe uma diferenciação clara entre preço e tarifa, antes estava subentendido", disse fonte da Antaq.
 
A resolução cria, ainda, uma nova figura: "tarifa de serviço".
 
Trata-se da definição de cobrança dos contratos de arrendamento que preveem "valores-teto" a serem pagos como contrapartida aos serviços prestados.
 
Alguns editais futuros estabelecerão esse critério, que já existe em contratos atuais - mas não em todos. Onde não há essa previsão, vale a regra de preço negociado, diz a Antaq.
 

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