Notícias

Jornada de trabalho reduzida ganha defensores

Fonte: O Globo

Especialista da OIT e o magnata mexicano Carlos Slim concordam que pessoas trabalham demais e que uma semana de trabalho menor ajudará a criar empregos

Trabalhar muito é ruim para a saúde. A afirmação é do especialista da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Jon Messenger, que, em entrevista à Rádio ONU, citou cinco boas razões para se trabalhar quatro dias por semana. Chefe do Grupo de Condições de Trabalho da OIT, Messenger explica que os custos de longas horas de trabalho são enormes, e o resultado disso são doenças cardiovasculares, problemas nos sistemas digestivo e reprodutivo, além de problemas de saúde mental.
 
O especialista afirma que tem estudado o assunto desde que foi contratado pela agência, há 14 anos, e costuma citar vários artigos que mostram os benefícios de uma semana de trabalho reduzida, com depoimentos de empresários como o co-fundador do Google, Larry Page, e o bilionário mexicano, Carlos Slim, que concorda que as pessoas estão trabalhando além da conta.
 
Segundo o magnata das telecomunicações mexicano, a vida seria melhor com uma semana de trabalho de apenas três dias.
 
“Você deveria ter mais tempo para você durante toda a sua vida, e não só quando tiver 65 anos e já ter se aposentado”, afirmou em entrevista, na última terça-feira, à CNNMoney.
 
A declaração de Slim, no entanto, parece um tanto contraditória, já que trilhou um caminho contrário até alcançar o patrimônio que tem hoje, estimado em US$ 83 bilhões. Ele chegou a sugerir turnos de 11 horas e que a idade para a aposentadoria fosse de 75 anos. Recentemente, franziu as sombrancelhas ao lhe apresentarem a ideia de uma semana de trabalho de três dias. O cenário, no entanto, parece ter mudado completamente, já que, durante a entrevista de terça-feira, o magnata mexicano parece ter se dobrado à proposta de uma jornada reduzida de trabalho:
 
“Tenho certeza de que isso vai acontecer", afirmou o empresário de 74 anos à repórter Christine Romans, da CNNMoney, embora admitisse que não tem certeza de quando.
 
Embora ressalte que “máquinas devem trabalhar 24 horas e os serviços devem funcionar o tanto quanto possível”, Slim disse que as pessoas merecem mais tempo para o entretenimento, família e para se qualificarem para conseguir empregos melhores. Ele também acredita que essa mudança radical na jornada de trabalho daria aos jovens mais oportunidades para entrar no mercado de trabalho, o que seria um fator positivo para a economia e os mercados financeiros.
 
“Vivemos numa sociedade de conhecimento e experiência. Você tem mais experiência e conhecimento quando está com 60, 65 e 70 anos", completa o magnata mexicano.
 
Messenger, por sua vez, concorda que uma semana de trabalho menor ajudará a criar mais empregos e com bons salários. Segundo ele, durante a última crise econômica na Alemanha, em vez de demitirem 20% dos funcionários, muitas empresas reduziram o horário de trabalho de todos os trabalhadores e assim evitaram o problema.
 
Durante a entrevista, Messenger afirmou que as pessoas são mais produtivas com uma semana menor apesar da percepção de que com mais horas de trabalho os funcionários produzem mais mercadorias ou serviços. E foi além: para ele, trabalhar menos será bom para o meio ambiente, com menos emissão de carbono.
 
Felicidade
 
E, por fim, o especialista da OIT afirma que, ao trabalharem apenas quatro dias por semana, as pessoas ficarão mais felizes. Estudos mostraram índices mais baixos de estresse e de ansiedade nesses grupos com carga horária reduzida. Para o especialista, o avanço na direção de uma semana de trabalho menor significa um passo na longa estrada para uma sociedade feliz, saudável e mais sustentável.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar