Notícias

Treinamento no Porto de Santos define estratégias contra o ebola

Fonte: G1 / Santos

Ideia foi preparar órgãos públicos para um simulado prático. Expectativa é de que ação seja realizada já na próxima semana.

 
Um treinamento para definir estratégias de atendimento e remoção de pacientes suspeitos de infecção pelo vírus ebola foi realizado nesta quinta-feira (16), no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A reunião aconteceu com a intenção de elaborar um planejamento preventivo, caso a situação ocorra.
 
Durante a reunião, foi discutida a logística de uma simulação que será feita no Porto, apontado como principal porta de entrada de navios vindos das regiões com maior incidência da doença. A data do simulado prático ainda não está definida, mas a expectativa é de que aconteça já na próxima semana.
 
O encontro contou com representantes do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria Especial dos Portos (SEP), Codesp, Receita e Polícia Federal, Capitania dos Portos, agentes de navegação entre outros.
 
Eles definiram quais os procedimentos necessários e responsabilidades de cada setor, caso um navio com um tripulante que tenha suspeita de ebola atraque no Porto de Santos. Essas ações vão desde a identificação do tripulante doente, até a remoção para São Paulo em um hospital de referência.
 
Vale ressaltar que trata-se apenas de um simulado e não há nenhum caso de ebola na Baixada Santista. Essas são apenas ações que serão realizadas caso essa situação aconteça, por isso, segundo a Codesp, o grupo resolveu se antecipar.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar