Rodnei é reeleito e segue à frente dos estivadores

Fonte: AssCom SindEstiva / Denise Campos De Giulio

Com 77% dos votos válidos o atual presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão, Rodnei Oliveira da Silva, foi reeleito para mais um mandato no pleito realizado neste sábado (20). À frente da Chapa 1, da situação, o sindicalista recebeu 1.390 votos e superou Osiris Vieira da Conceição, que teve 367 votos. Houve ainda 19 votos nulos e 26 em branco.

A apuração das 12 urnas utilizadas na eleição deste ano teve início às 20h na sede da entidade. Ao contrário das eleições anteriores a escolha do presidente que comandará o maior e mais numeroso sindicato da categoria no biênio 2014/2015 ocorreu através da totalização simples de votos.

"Antes de mais nada quero parabenizar o companheiro Ozires por sua postura extremamente profissional e pela forma transparente como conduziu a campanha, sobretudo pelos objetivos e propostas que pautaram sua trajetória como candidato ao cargo máximo da entidade", afirmou Rodnei ao término do processo.

O presidente eleito também agradeceu os trabalhadores. "O voto dos companheiros é sinônimo de confiança no trabalho que estamos realizando a frente da família estivadora e sou muito grato a todos que me confiaram mais um mandato, o que só aumenta a minha responsabilidade".

No comando do Sindestiva desde 2003, Rodnei caminha para seu 5º mandato consecutivo e se consolida como uma das mais importantes lideranças sindicais do seguimento em âmbito nacional. Para continuar conduzindo os destinos do maior sindicato portuário do país, Rodnei quer o fortalecimento da categoria no cenário laboral portuário e uma qualificação profissional mais abrangente, além da manutenção e ampliação do mercado de trabalho dos estivadores.

"As profundas transformações verificadas no setor nos últimos anos impuseram aos estivadores uma nova realidade e a vinculação foi sem dúvida alguma a maior delas", disse Rodnei, que no final de 2013 celebrou um inédito acordo trabalhista com as empresas do seguimento de contêineres que operam no Porto de Santos estabelecendo a contratação de 500 profissionais pelo regime de CLT.

Diante da nova tendência, a manutenção do tradicional método avulso administrado pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) se constitui num dos grandes desafios da próxima gestão. "Por suas características, peculiaridades e custos mais vantajosos o sistema continua sendo o preferido de vários seguimentos patronais e por isso nosso foco principal será manter o equilíbrio entre os dois modos de contratação da estiva".