Estivadores vão às urnas no próximo dia 20

Fonte: AssCom Sind. Estivadores / Denise Campos De Giulio

Cerca de 5 mil trabalhadores portuários da ativa e aposentados, avulsos e vinculados, vão às urnas no dia 20 de setembro para definir o novo presidente que irá comandar o Sindicato dos Estivadores de Santos e Região pelos próximos três anos.

Duas chapas concorrem ao pleito deste ano. À frente de uma das categorias mais importantes do Porto de Santos desde 2003, o atual presidente da entidade, Rodnei Oliveira da Silva, lidera o grupo da situação e disputa sua quinta eleição consecutiva.

Se for reeleito, o jovem sindicalista se consolida como uma das maiores e mais antigas lideranças do seguimento em âmbito nacional. Ele terá como concorrente o estivador Ozires Vieira da Conceição, que encabeça a Chapa 2, de oposição.

Para continuar conduzindo os destinos do maior sindicato portuário do país, Rodnei apresenta como plataforma de campanha o fortalecimento da categoria no cenário laboral portuário, uma qualificação profissional mais abrangente, bem como a manutenção e ampliação do mercado de trabalho dos estivadores.

"As profundas transformações verificadas no setor nos últimos anos impuseram aos trabalhadores uma nova realidade e a vinculação foi sem dúvida alguma a maior delas", disse Rodnei, que no final de 2013 celebrou um inédito acordo trabalhista com as empresas do seguimento de contêineres que operam no Porto de Santos estabelecendo a contratação de 500 profissionais pelo regime de CLT.

Diante da nova tendência, a manutenção do tradicional método avulso administrado pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) se constitui num dos grandes desafios da próxima gestão. "Por suas características, peculiaridades e custos mais vantajosos o sistema continua sendo o preferido de vários seguimentos patronais e por isso nosso foco principal será manter o equilíbrio entre os dois modos de contratação da estiva".

Já o candidato da Chapa 2 defende uma profunda mudança de postura na gestão do sindicato. "Nosso objetivo é dar mais transparência à administração da entidade para que possamos discutir abertamente com os companheiros temas de interesse e extrema relevância para a categoria".

Defensor do tradicional trabalho avulso, sistema que marcou a trajetória dos estivadores, Ozires criticou a vinculação promovida pela atual gestão. "O presidente é inteligente e apesar de toda experiência adquirida ao longo de seus anos de gestão, a contratação pelo regime CLT não foi a melhor opção".

As eleições acontecerão na sede do sindicato, que fica na Rua dos Estivadores, 101, Paquetá, em Santos, das 8h às 18h. A apuração dos votos terá início às 20h, na mesma data. Para participar do pleito será obrigatório o documento de identificação devendo o associado estar em dia com suas obrigações.